Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Volta as aulas: stress para pais e filhos?

Volta as aulas: stress para pais e filhos?

Estamos no início do ano e bem próximo ao início das aulas, para a maioria das crianças. Algumas já devem até estar freqüentando a escola, outras ainda tem mais um tempinho de férias.

Esse início chega para todos em determinado momento e pode acabar gerando uma situação de stresse devido as intensas expectativas com relação ao ambiente, aprendizado, relacionamentos, mudança de escola, estréia dos pequenininhos, etc.

Para poder passar bem por esta fase os pais devem explicar gradativamente aos filhos que estes iniciarão na escola, o que irão encontrar lá , que é um ambiente propicio ao aprendizado , que tem regras, horários e também brincadeiras, diversão e amizades.

As crianças costumam apresentar um comportamento tal qual o sentimento passado pelos pais, ou seja, se os pais confiam na instituição, os filhos tendem a se sentirem seguros na escola. Por outro lado, se a escola é vista como “castigo”, desnecessária, depósito, logo os filhos se sentiram excluídos e não terão vontade de freqüentar a escola.

Algumas dicas podem ajudar nesse início:

  • Conte uma história, de acordo com a maturidade da criança, explicando o inicio na escola, as situações cotidianas, sua importância, etc.
  • Visite a escola antes das aulas.
  • Conheça a equipe escolar.
  • Esteja familiarizado com os horários escolares e normas seguidas.
  • Apresente a escola ao seu filho antes de iniciar as aulas.
  • Estabeleça uma relação de confiança e cooperação com a equipe escolar ( assim facilitará o diálogo quando necessário)

Geralmente encontramos as escolas disponíveis para esclarecer dúvidas e expectativas dos pais, afinal, todos passamos por essa ansiedade inicial. Algumas vezes podemos nos deparar com escolas mais fechadas e padrões mais rígidos de conduta, nem sempre possuindo a abertura esperada e necessária para amenizar as ansiedades decorrentes desse processo.

Em um ambiente novo, principalmente para aquela criança que mudou de escola ou esta na sua estréia, as ansiedades tendem ser maiores , podendo por vezes dificultar o processo de aprendizagem. Os pais devem sempre estar disponíveis para compartilhar desses sentimentos com os filhos e procurar compreendê-los. Dessa forma, há possibilidade de amenizar essas inseguranças através do entendimento das fantasias infantis. Um novo ambiente sempre traz consigo expectativas e fantasias a serem trabalhadas, um espaço a ser conquistado, que exige estar bem consigo.

Comentários