Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Você sabe o que é o meridiano de Greenwich?

Crédito: Google Imagem Você sabe o que é o meridiano de Greenwich?
Figura 1: Meridiano de Greenwich.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, sendo o principal deles o de Greenwich (figura 1). Ele divide a Terra em duas partes, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste). Quando cortamos a Terra com uma linha imaginária horizontal, temos os paralelos, sendo o principal o do Equador. Ele também divide o globo terrestre em dois hemisférios.

O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador, onde localiza-se nosso Brasil. Essas divisões ocorreram em 1884, a partir de um acordo mundial na cidade de Washington (EUA), visando estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.

A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres (ING). O Observatório foi edificado em 1794, segundo os interesses do rei Carlos II, e posteriormente transferido em 1946, por causa da concentração de poluição existente no local que prejudicava a realização de trabalhos e estudos.

Curiosidades (texto adaptado e extraído do jornal O Estado de São Paulo):

Com pontualidade britânica, uma grande esfera vermelha se movimenta no alto do Observatório Real de Greenwich, a antiga casa do primeiro astrônomo real John Flamsteed (1646-1719). Às 12h58 ela está no seu ponto mais alto para, às 13h, cair e voltar à posição normal. Antigamente o Balão das Horas servia para orientar os navios. A queda da esfera, montada em 1833, era o sinal para que os cronômetros fossem acertados nas docas às margens do Tâmisa. Hoje é espetáculo educativo, sinal visível de uma administrada obsessão em medir o tempo.

Greenwich, nas cercanias de Londres, é considerada o Berço do Tempo. No pátio do Observatório Real, a linha meridiana está demarcada "dividindo" a Terra em Leste e Oeste. E é cenário certo da foto de todo turista, que posiciona um pé em cada um dos hemisférios. A famosa longitude 0 (zero) ajudou muito na padronização das horas, principalmente na época da expansão das ferrovias. Ninguém estava disposto a perder o trem. Mas foi em 1884 que, por convenção, Greenwich passou a ser o primeiro meridiano, onde, de alguma forma, "todas as horas começam".

Comentários