Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você está sendo testado?

Nesta época do ano aproxima-se um furacão chamado “Vestibular”. Competição insana entre adolescentes, reticentes, re-pensantes, paraquedistas! Enfim, milhares de pessoas atrás de um ideal, um sonho e uma oportunidade.

Sempre questionei se é salutar escolher o caminho a se trilhar pela vida com tão pouca idade, tendo a frente uma verdadeira maratona de conhecimentos e equilíbrio emocional.

Tudo se confunde, mas a dica é uma só: o seu quociente emocional, aquele que controla seus impulsos, direciona suas ações de um modo mais racional; é tão importante quanto o seu quociente intelectual, que mede o conhecimento adquirido.

Neste momento, o nervosismo e a ansiedade tomam conta de todas as emoções, numa mistura temperada com medo do futuro e insegurança pessoal.

Na reta final, recomenda-se manter o ritmo de estudo que o acompanhou durante todo o ano, centrando-se em revisões, tira-dúvidas e descanso intercalado. Nada de exagerar a dose, pois o sono vai embora, o estomago dói, a TPM aumenta e por aí vai...

Não consegue controlar sozinho? Peça ajuda, declare-se sob pressão e tome algumas providências, existem muitos coadjuvantes que melhoram a qualidade destes momentos que parecem durar uma eternidade e melhoram seu rendimento.

Algumas dicas são certeiras: você deve respeitar seus limites, estudar cansado não rende; você deve manter sua concentração (nada de celular ligado ou som por perto), comer pausadamente e de modo saudável para repor energias, manter algum tipo de atividade física e nunca se esquecer de uma dose de relaxamento e lazer.

A organização dos estudos também é importante, não pense em desesperadamente tentar rever todas as matérias, procure acabar o que começou, esclarecer dúvidas e alternar os assuntos entre o que gosta e o que não gosta.

O sono, a ansiedade e o nervosismo podem ser controlados de modo leve, por terapias naturais como fitoterapia e Florais de Bach. A homeopatia ajuda a manter o equilíbrio e evitar doenças oportunistas, que sempre aparecem por stress ou antecipação. A Acupuntura ajuda no relaxamento. Compostos ortomoleculares auxiliam no desgaste do organismo e na disposição diária.

Lembre-se: a gente escolhe o que planta e não o que colhe. O resultado deste processo é o fim de um caminho trilhado. Evoque sua tranquilidade e autoconfiança. Isso é só um teste, mas muitas vezes na vida você enfrentará situações de competições estressantes e sempre é bom saber como enfrentar um momento difícil. 

Se você tiver dicas para compartilhar, registre-as nesta coluna.

Comentários