Colunistas

Publicado: Domingo, 15 de maio de 2016

Vinde, Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo

 

 

PENTECOSTES

Domingo, 15.5.2016 – Ano “C”

Evangelho (João, 20, 19-23)

...............................................................................................................................

“”    Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse:

“A paz esteja convosco”.

Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

Novamente Jesus disse:

“A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

E depois de ter feito isso, soprou sobre eles e disse:

“Recebei o Espírito Santo.

A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados: a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

...............................................................................................................................

Em três domingos consecutivos, a Igreja celebra as festas da Ressurreição, a da Ascensão de Jesus aos céus, a da vinda do Espírito sobre os apóstolos, esta última a que dá o nome de Pentecostes.

Na semana vindoura então uma espécie de corolário, com a festa da Santíssima Trindade.

Eis aí num feixe só os principais mistérios da religião Católica.

Por demais sabido o estratagema do Mestre de dar colorido e expressão aos milagres, por meio de situações, modos e recursos palatáveis ao comum das pessoas.

É bem a esse modo que Ele surge no meio dos discípulos, estes encimados por línguas de fogo sobre suas cabeças e lhes diz: Recebei o Espírito Santo.E, ato contínuo, ali mesmo ratifica o sacramento da Confissão, com lhes dizer que a quem perdoassem os pecados, tal se efetivaria e, a quem não os perdoardes, lhes seriam retidos.

O fito desta coluna, habitualmente, não tem propósito de aprofundamento dos temas, como sempre se anunciou.  Meras reflexões, por alto e de passagem. Pistas e pinceladas apenas para, se assim servirem, orientar o aprofundamento a quem o deseje e faça.

Por isso, se recomendaria a leitura de pormenores do mesmo assunto, como efetivamente se veem na primeira leitura da santa Missa deste domingo, 15, conforme Atos dos Apóstolos, 2, 1-11.

                                                                                 João Paulo

                                                                       

Comentários