Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 22 de novembro de 2006

VII Assembléia Diocesana de Pastoral

   Entre as atividades pastorais de uma Igreja local, ocupa lugar privilegiado a Assembléia Diocesana de Pastoral. Ela reúne representantes de conselhos, paróquias, associações e movimentos, o clero com seus presbíteros e diáconos ao redor do pastor diocesano, e sob sua presidência, com a finalidade de incentivar, incrementar e impulsionar a vida pastoral em todos os seus níveis. Olha para os anos que passaram, para rever, olha para o presente para constatar e para o futuro para propor. Olha para o alto para agradecer, olha para si mesma para celebrar. A metodologia das assembléias é mais ou menos comum em todas as dioceses. Geralmente ela gravita ao redor de um tema previamente escolhido, é construída através de estudos prévios, reuniões preparatórias, mini-assembléias regionalizadas.
   Em nosso caso de Jundiaí, a preparação para a Assembléia teve início no começo deste ano com os estudos feitos no Colegiado de Pastoral, quando definimos que o tema seria A MISSÃO. O assunto foi tratado nos Conselhos Presbiteral, Pastoral e Econômico. De agosto para cá, iniciaram-se as assembléias paroquiais que progrediram, em setembro e outubro para as regionais, tudo sendo concluído com quase um mês de antecedência da Assembléia Diocesana.
 
A Missão é o tema central
A escolha do tema “Missão” coincide com as prioridades pastorais da Diocese nos últimos dois anos, em consonância com as indicações freqüentes da Santa Sé Apostólica, pelo empenho de João Paulo II e de Bento XVI. Da mesma forma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como prioritário o trabalho missionário o que, no Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) se concretiza no Projeto de Ação Missionária Permanente (PAMP). Várias perguntas foram respondidas pelas mini-assembléias e serão retomadas na Assembléia Diocesana, para estabelecermos novas prioridades para o triênio entrante.
O tema tem forte ligação com a Campanha da Fraternidade de 2007 que tratará sobre o grande problema da vida e da evangelização da Amazônia, terra de missão no mapa brasileiro. Os desafios religiosos e sociais da Amazônia estarão sendo motivo de profundas reflexões nas comunidades católicas do País, durante a próxima quaresma, mas já fazem parte integrante da vida pastoral de nossa Igreja Diocesana, uma vez que, já no ano passado, assumimos o trabalho missionário na Diocese de Marabá, no Estado do Pará.
A Assembléia do dia 18 de novembro surge como oportunidade de um contato maior com este arrojado projeto além-fronteiras através de um documentário apresentado aos mais de 600 participantes. Esta é uma oportunidade não só de maior conhecimento daquilo que está sendo feito, mas também de mais intensa participação de toda a comunidade diocesana nesta ação missionária. Na verdade, a missão não pode se resumir a um trabalho de dois padres que ali se dedicam às atividades eclesiais, mas deve ter, de alguma forma, a participação de toda a comunidade diocesana. Seria, sem dúvida, importante, que para maior incremento da ação missionária, o pároco que se afastasse da paróquia para ir em missão, fosse apenas licenciado e voltasse para a mesma paróquia ao fim da experiência, a fim de que pudesse manter viva e fazer crescer a chama missionária entre os fiéis de sua comunidade.
Algumas indicações para o trabalho missionário interno como o projeto de paróquias-irmãs serão utilíssimas para o posterior estudo, a devida aprovação, e a conseqüente aplicação prática em nossas comunidades.
 
Outros temas presentes na Assembléia
 
A VII Assembléia Diocesana de Pastoral prepara em nossa Igreja Particular, a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, a realizar-se em maio de 2007, cuja abertura será feita pelo Beatíssimo Padre Bento XVI. O tema daquela Conferência - Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que nossos povos, nEle, tenham vida - está em plena consonância com nossos planejamentos diocesanos.
Por fim, a VII Assembléia Diocesana se reveste de caráter festivo, pois celebra os 40 anos de evangelização na Diocese, cuja festa maior será realizada dia 7 de janeiro de 2007.
Uma Assembléia é sempre uma celebração da comunhão e da missionariedade perpétua da Igreja de Jesus Cristo. 
Comentários