Colunistas

Publicado: Terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Veteranos bons de bola

Crédito: Divulgação Veteranos bons de bola
Rivaldo em sua melhor fase na Copa de 2002

Desde a volta de Ronaldo ao Brasil outros atletas mais experientes também escolheram trocar a Europa pelo seu país de origem. Roberto Carlos, Fred, Rivaldo e agora Ronaldinho Gaúcho são as apostas para melhorar o nível técnico do futebol nacional. A qualidade dos atletas citados é indiscutível, todos com conquistas importantes em seus clube e seleções. Mas será que ainda podem mostrar todo talento e habilidade de tempos atrás?

Para mim a resposta é sim. Jogador profissional não esquece como se joga. Se é craque vai morrer craque. Ronaldinho vai arrebentar no Flamengo, Rivaldo será o cérebro do São Paulo, Fred vai ajudar o Fluminense na busca do bicampeonato nacional e a dupla Ronaldo e Roberto Carlos ainda tem muito o que mostrar a fiel torcida.

São apenas previsões, pois uma hora a vontade de jogar futebol acaba. Mas ainda defendo a tese de que grandes jogadores - como Pelé, Garrincha e Zico - jogaram o máximo que puderam, só encerraram a suas carreiras quando o corpo não respondia, ou a rotina do esporte já incomodava.

É lógico que a questão do condicionamento físico atrapalha, mas a genialidade desses grandes atletas não se perdeu. Eles irão usar toda a capacidade de raciocínio que possuem para encontrar atalhos em campo, diminuindo assim o cansaço nas partidas.  Pode ser uma temporada de veteranos? Pode sim, mas nossos veteranos são melhores que muitos juvenis pelo mundo todo.

Neymar fominha

Não é de hoje que reclamam do excesso de firulas feitas por Neymar durante o jogo. No último domingo o jogador abusou. Mesmo com toda a condição de tocar a bola para um companheiro livre, o atacante da Seleção Brasileira Sub-20 preferiu mostrar todo seu arsenal de drible contra a zaga da Bolívia. Os gracejos não adiantaram e o Brasil apenas empatou em 1 a 1.

Galo aliviado

A vitória por 1 a 0 contra o São Caetano fora de casa fez o técnico Sérgio Ramirez respirar um pouco mais aliviado. Mesmo assim a vitória não apaga o péssimo jogo contra o Palmeiras, onde o Ituano foi dominado pelo time paulista. O Galo tem que comemorar se não cair para a A-2.

Jonas fora

O atual artilheiro do Campeonato Brasileiro se transferiu do Grêmio para o futebol espanhol, mais precisamente para o Valencia. O clima entre o atacante e a torcida tricolor estava insustentável desde semana passada. Para piorar, Jonas pediu a diretoria do clube gaúcho um salário de craque, coisa que ele não é.

Comentários