Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vasos para harmonizar os ambientes

Vasos para harmonizar os ambientes
Usar vasos no interior do ambiente é sinônimo de novas energias ao local. Além de decorar, é um ponto captador de energias negativas do ambiente.
 
Se colocado adequadamente, segundo o posicionamento do baguá, potencializamos todo o processo de energização do local.
 
Em locais onde não há a possibilidade de usar as plantas naturais, poderá utilizar as plantas artificiais dentro da simbologia do feng-shui.
 
Todas as plantas, as artificiais deverão estar sempre limpas, com aspecto de novas e as naturais, saudáveis. No caso de plantas não saudáveis, deveremos substituí-las por outras até a recuperação da mesma. Atualmente, a recuperação de plantas já é trabalho nosso, do cotidiano do paisagista. Muitas plantas têm um significado especial para nós, como os vasos que ganhamos de presentes, outros nos remetem a momentos especiais ou simplesmente gostamos dele.
 
Existem algumas regras para a escolha das plantas para interior. A luminosidade é o fator principal. Após o local definido, se é um espaço grande ou pequeno, escolha o vaso e espécie a ser usada.
 
Nos banheiros, se possível, vasos dão um toque especial. Ai, a planta deve ser mais delicada e não ter espinhos. O tamanho também depende do local. É necessário que haja ventilação para que as plantas se desenvolvam saudáveis. O lírio da paz, grama preta, mini-azaléia, antúrios são espécies que podem ser usadas.
 
O importante é que toda a planta tem o “chi” que é a energia da vitalidade. Existe também a técnica do aroma terapia, através das essências, criamos a energia do bem estar. No quarto poderá fazer uso da essência de lavanda, nos banheiros de limão ou tangerina, por exemplo.
 
Atualmente, a composição com vasos com tamanhos diferentes estão sendo bastante usados na decoração interior. Os seixos brancos ou mesclados podem compor o ambiente de forração e acabamento deste espaço.
Comentários