Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de maio de 2005

Vacina contra Gripe e os mitos populares

A gripe é uma doença viral e chata, que atinge quase todos. Mas é comum que a desinformação e o preconceito contra as medidas públicas para evitá-la colaborem para que a gente subestime os danos por ela causados em populações mais vulneráveis.

A campanha de vacinação contra gripe para idosos surgiu no ano de 1999, no Ano Internacional do Idoso, visando reduzir as complicações como pneumonias, internações e mortes. No ano passado, foram vacinados quase 3 milhões de idosos , 78% da população acima de 60 anos do Estado de São Paulo. Mesmo assim, 36 municípios ficaram com índices abaixo de 70 %, nível mínimo necessário para reduzir a incidência da gripe numa população.

Sabe-se que a hospitalização em idosos leva a um declínio funcional importante de 73 % para 19 % após a alta, relativos a capacidade independente desses idosos de se alimentar, locomover, tomar banho, etc. E amargamos cerca de 140 000 internações por ano (SUS) na faixa etária de 60 anos ou mais.

A não adesão vem do medo das complicações da vacina (efeitos adversos), que foram reduzidos a cerca de 1% da população vacinada com a melhor tecnologia aplicada na produção das vacinas, hoje de origem francesa. No próximo ano, uma parceria entre Ministério da Saúde e Secretaria de Estado trará para o Brasil um laboratório completo e a tecnologia necessária para produção das vacinas no nosso país, reduzindo custos e melhorando os resultados.

Outro fator importante de coberturas reduzidas foi que os médicos pouco divulgam ou estimulam seus pacientes à vacinação, apesar de reconhecerem que a gripe é uma doença séria.

A vacina contra a gripe não induz a manifestações de gripe ou aparecimento de infecções de vias aéreas superiores. Uma associação desses sintomas é decorrente da maior incidência dessas doenças nesta época do ano, causada por outros agentes diferentes dos que compõem a vacina contra gripe e pneumonia. Mesmo assim, essa vacina contém 83 % de todas as cepas (tipos de agentes que provocam a gripe) isoladas no país, em idosos.

Vale ressaltar que a gripe é uma doença de Vigilância Mundial, uma rede que atualmente mobiliza 83 paises e mais de 100 laboratórios, vinculados a Organização Mundial de Saúde. No ultimo século registrou-se 3 grandes pandemias : a gripe espanhola, a gripe asiática e a gripe de Hong Kong, com milhares de mortes desafiando a Saúde Publica Global.

Recomenda-se a vacinação de todas as pessoas acima de 60 anos, ou que possuam doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais hepáticas e metabólicas (como diabetes). Os profissionais de saúde também devem ser vacinados, assim como pessoas de convívio intimo com doentes idosos. A vacinação também se estende aos imunodeprimidos e só deve ser adiada em caso de episódios agudos febris e reações alérgicas anteriores à vacina.

Muitas empresas também estão aderindo à vacinação como medida de prevenção à saúde de seus funcionários e melhorando muito o absenteísmo ao trabalho nos próximos meses.

Por isso, faça o seu papel junto à sua família, pois o futuro é hoje e aponta que doenças transmissíveis são inimigos que já podemos vencer, com informação e cidadania. A campanha de vacinação dura até o fim do mês e maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Saúde de sua cidade.

Comentários