Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de julho de 2010

Unidade - Deus, Jesus e Nós

Unidade - Deus, Jesus e Nós
Djaniro Souza - [email protected]

 “Mas os homens devem saber que só

 Deus e os anjos podem ser espectadores

 do teatro da vida humana.”(Francis Bacon) 

Dirijo a você que lê este artigo. Poderá discernir sobre o assunto e registrar suas opiniões. Ajudará na evolução consciencial e espiritual do Homem. A sua opinião é fundamental.

Ao estudar o assunto, inevitavelmente, iremos perscrutar ou averiguar minuciosamente os entendimentos que estão além da física. Em outras palavras, tentar assimilar entendimentos metafísicos, que transcendem ao nosso entendimento. Se assim o é, faço uso das palavras bíblicas, para orientação do meu íntimo.

Ao ler a Bíblia, não “ler-por-ler”, mas aprofundar no texto e extrair o real sentido da Palavra. Interpretar e conhecer o essencial. A verdadeira mensagem da Palavra. Se a metafísica estuda a causa primeira e, certamente, esta é Deus (Tomás de Aquino), então a metafísica estuda tudo aquilo que está além do nosso entendimento; da nossa limitação. Nada mais consciente, que apreciarmos as Palavras da Bíblia e chegarmos a um consenso, obviamente, com a opinião posterior do leitor.

A conclusão que podemos chegar com a afirmação – “Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós...” (ICor 6:19)– é que Deus está metafisicamente em nós. Ele se faz presente na essência do nosso Ser, porém, o Espírito Santo é perturbado pelas ações com base na Carne e não no Espírito (Gl. 5:17).

Ocorrendo este fato o Homem entra num estado de desequilíbrio emocional e espiritual. O Homem passa a agir e assimilar situações incompatíveis com a Essência de Deus; do Espírito Santo. Ora, convenhamos, se o nosso Corpo é o santuário do Espírito Santo e se as nossas palavras, pensamentos e ações desregradas perturbam a coexistência com o Espírito Santo, obviamente, é a explicação dos nossos problemas existenciais.

Podemos concluir que ações, palavras e pensamentos doentios, tais como, drogas, bebidas alcoólicas, fumo e ações promíscuas aniquilam aquilo que temos de bom em nossa existência física e espiritual. Desta forma, é possível a Unidade Espiritual?

Sim, seguindo os princípios de Deus, é possível a Unidade Espiritual. Aceitando a interpretação e o entendimento que Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente, ou em outras palavras, que tudo é parte de um todo, ou ainda, que somos originados de uma mesma fonte – e esta fonte é Deus. Não somos seres isolados da Essência Universal. Somos individualmente conhecidos, mas integrados a um Todo; numa Unidade Espiritual.

Veja esta Palavra: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, O és em mim, e Eu em ti. Que eles também sejam um em nós,...” (Jo 17:21). Perceba a metafísica deste entendimento. Perceba a Unidade Espiritual que faz parte da nossa existência. Nós não estamos sozinhos. Temos forças e proteção total em nossas vidas. Não devemos ter medo do Mundo, pois estamos confortados pelo Espírito Santo; Por Deus!

Perceba a Unidade Espiritual – “...como tu, ó Pai, és em mim, e Eu em ti...” – a que pertencemos. Esta conclusão está nas Palavras de Jesus; em suas orações, momentos “antes de partir”, mediante as atrocidades do Homem, ao dizer que “Que eles também sejam um em nós,...”. Perceba que Jesus conclui que a Unidade Espiritual se formará com a presença do Homem, que tem a opção de não fazer parte, já que tem o livre arbítrio de enveredar pelos caminhos tortuosos (vícios, crimes, idolatria, promiscuidades etc). O “eles” da Palavra somos nós.

A bondade daquele Ser conhecido como Jesus aqui no meio de nós. Depois de ser espancado, humilhado e recebido chicotadas que formaram sulcos inundados de sangue em Seu Corpo. Depois de receber uma coroa de espinhos que perfurou a sua pele. Com sede nos últimos minutos de vida terrena pediu água e o Homem lhe deu vinagre numa esponja para molhar seus lábios (Jo 19:29), certamente só restou uma frase: “Está consumado!” (Jo 19:20).

Chamei a sua atenção para estes fatos porque Jesus após ter passado todo o flagelo praticado pelo Homem, orou por Ele (Jo 17:1-5), orou pelos discípulos (Jo 17:6-19) e, depois, orou por nós (Jo 17:20-26). Amor incondicional.

Perceba a sua bondade, amor e caridade - “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, O és em mim, e Eu em ti. Que eles também sejam um em nós,...” (Jo 17:21). Ele está convocando todos nós para a Unidade Espiritual. Deus, Ele e nós!

Deve ser esclarecido que o Homem traça a sua vida conforme seu entendimento. Se desejar viver em desgraça e ignora a possibilidade de ser feliz, então que assuma as consequências de seus atos. Mas, se desejar viver em harmonia com Deus, Jesus e o Espírito Santo é a Graça. Jesus realçou a sua pretensão de ver todos nós num estado perfeito, de amor.

Senão vejamos, “Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um: Eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade.”. (Jo 17:22-23). Esta é a forma da verdadeira Unidade Espiritual. Não se trata de uma unidade artificial.

Para alcançar a Unidade Espiritual será necessário que agradamos a Deus e a Jesus e, certamente Estes se alegrarão com o nosso bom caminhar aqui na Terra. Todos devem pautar a sua vida no amor, ter união verdadeira com a força das nossas Almas, obviamente sem partidarismo que nos separe do amor supremo de Deus. Devemos ser humildes e sempre valorizar o seu semelhante. Unidos verem e sentirem aquilo que é bom para as suas vidas.

Não se trata de uma visão utópica, pois isto é possível. O amor fraternal, humildade e caridade são possíveis se assim orientar o Homem. Estas instruções não são propriamente minhas, mas de Paulo (Fp 2:2-4).

A unidade artificial é idealizada pelo Homem. O Homem bem intencionado, porém equivocado idealiza uma unidade que não corresponde com a Unidade Espiritual. Podemos estender para a Unidade da Igreja este entendimento. Obviamente, dentro do amor cristão e não em separação por “bandeiras”.

Tenho certeza que Deus não aprova esta unidade conseguida a qualquer preço. O Homem não deve criar seus dogmas, doutrinas ou legislações que criam a diferença entre os seres. Não devemos aceitar a criação de doutrinas com base hierarquia de autoridade deno

Comentários