Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Uma família da pesada

Crédito: Marcelo JS/Divulgação Uma família da pesada
A partir da esq.: Mauro, Juliana, Carlos e Rubens Schwartzmann

Há dois tipos de empresário de sucesso. Aquele que apenas ganha dinheiro e o usa em benefício pessoal, e o que faz isto, mas também investe no desenvolvimento de seu entorno – stakeholders, comunidade e indústria na qual atua. Definitivamente pertence ao segundo grupo a família Schwartzmann, dos fundadores Mauro e esposa Juliana aos filhos Rubens, CEO, e Carlos, à frente do Marketing da agência de viagens Costa Brava, instalada na cidade de Campinas.

Ao completar 25 anos dedicados a viagens corporativas, e também com forte atuação em lazer e de eventos, a Costa Brava tornou-se a maior do seu gênero no interior de São Paulo e uma das principais do Brasil. Para marcar a ocasião, a agência realizou pelo terceiro ano o fórum de gestão de viagens corporativas. Com isto, permitiu que 250 gestores de empresas localizadas na região conhecessem durante um dia e sem custos as tendências e as melhores práticas da atividade turística.

"Gostei muito do conteúdo, com temas atuais, que refletem os desafios da área. Eventos educacionais como este mostram o comprometimento da agência para melhorar o mercado e agregar valor a todos os envolvidos em viagens", comenta Eliane Martins, da Continental Automotive. Para ela, a importância da iniciativa da Costa Brava cresce por ser voltada ao interior de São Paulo, onde se abrigam grandes companhias, mas cujos profissionais nem sempre têm acesso a módulos educacionais com esta qualidade.

Há na história da Costa Brava um mérito maior, que deveria ser copiado por mais empreendedores. Mauro teve a grandeza de antecipar a transferência da direção da empresa para seu filho Rubens há três anos, em um momento de vida que a maioria em seu lugar postergaria enquanto fosse possível.

Por sinal, algo que Armindo Dias, fundador do Royal Palm Hotel, de Campinas, onde não por coincidência foi realizado o fórum, fez em relação ao filho Antonio. Dias e Schwartzmann acertaram na mosca, e os resultados falam por si.

Graduado em administração de empresas, Rubens passou por várias áreas da Costa Brava até chegar à direção da agência. Desde então, entre suas iniciativas, além do fórum, ele implantou novas tecnologias e práticas de gestão, com foco especial em pessoas, agilizou o setor comercial, e conquistou a certificação ISO 9001 para a empresa. "Triplicamos de tamanho nos últimos três anos", ele comemora.

Sobre a origem do fórum, Rubens explica: "Ao participar de eventos e cursos sobre gestão de viagens, percebi que os melhores eram realizados em São Paulo. A região de Campinas era carente de capacitação nesta área, mesmo com grandes empresas na região, que nem sempre davam prioridade ao assunto", diz.

A família Schwartzmann está mesmo com a bola toda. No passado, fabricaram os melhores pianos do país. No presente, administram a agência Costa Brava, consagrada e em expansão. E para o futuro, há a garantia de continuidade, graças a um legado que é definido por Rubens: "A maior herança que recebi do meu pai foi que não existe sucesso sem ética, transparência e honestidade. E da minha mãe, que tudo na vida tem sempre os dois lados. Esses são meus pilares", finaliza.


*Este texto foi publicado originalmente na coluna Viagens de Negócio, de Fábio Steinberg, no dia 23 de maio de 2013, no Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.

Comentários