Uma família da pesada

Há dois tipos de empresário de sucesso. Aquele que apenas ganha dinheiro e o usa em benefício pessoal, e o que faz isto, mas também investe no desenvolvimento de seu entorno – stakeholders, comunidade e indústria na qual atua. Definitivamente pertence ao segundo grupo a família Schwartzmann, dos fundadores Mauro e esposa Juliana aos filhos Rubens, CEO, e Carlos, à frente do Marketing da agência de viagens Costa Brava, instalada na cidade de Campinas.
Ao completar 25 anos dedicados a viagens corporativas, e também com forte atuação em lazer e de eventos, a Costa Brava tornou-se a maior do seu gênero no interior de São Paulo e uma das principais do Brasil. Para marcar a ocasião, a agência realizou pelo terceiro ano o fórum de gestão de viagens corporativas. Com isto, permitiu que 250 gestores de empresas localizadas na região conhecessem durante um dia e sem custos as tendências e as melhores práticas da atividade turística.
"Gostei muito do conteúdo, com temas atuais, que refletem os desafios da área. Eventos educacionais como este mostram o comprometimento da agência para melhorar o mercado e agregar valor a todos os envolvidos em viagens", comenta Eliane Martins, da Continental Automotive. Para ela, a importância da iniciativa da Costa Brava cresce por ser voltada ao interior de São Paulo, onde se abrigam grandes companhias, mas cujos profissionais nem sempre têm acesso a módulos educacionais com esta qualidade.
Há na história da Costa Brava um mérito maior, que deveria ser copiado por mais empreendedores. Mauro teve a grandeza de antecipar a transferência da direção da empresa para seu filho Rubens há três anos, em um momento de vida que a maioria em seu lugar postergaria enquanto fosse possível.
Por sinal, algo que Armindo Dias, fundador do Royal Palm Hotel, de Campinas, onde não por coincidência foi realizado o fórum, fez em relação ao filho Antonio. Dias e Schwartzmann acertaram na mosca, e os resultados falam por si.
Graduado em administração de empresas, Rubens passou por várias áreas da Costa Brava até chegar à direção da agência. Desde então, entre suas iniciativas, além do fórum, ele implantou novas tecnologias e práticas de gestão, com foco especial em pessoas, agilizou o setor comercial, e conquistou a certificação ISO 9001 para a empresa. "Triplicamos de tamanho nos últimos três anos", ele comemora.
Sobre a origem do fórum, Rubens explica: "Ao participar de eventos e cursos sobre gestão de viagens, percebi que os melhores eram realizados em São Paulo. A região de Campinas era carente de capacitação nesta área, mesmo com grandes empresas na região, que nem sempre davam prioridade ao assunto", diz.
A família Schwartzmann está mesmo com a bola toda. No passado, fabricaram os melhores pianos do país. No presente, administram a agência Costa Brava, consagrada e em expansão. E para o futuro, há a garantia de continuidade, graças a um legado que é definido por Rubens: "A maior herança que recebi do meu pai foi que não existe sucesso sem ética, transparência e honestidade. E da minha mãe, que tudo na vida tem sempre os dois lados. Esses são meus pilares", finaliza.
*Este texto foi publicado originalmente na coluna Viagens de Negócio, de Fábio Steinberg, no dia 23 de maio de 2013, no Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.