Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Uma consultoria séria pode ser a solução

Crédito: Google Imagens Uma consultoria séria pode ser a solução

De uns tempos para cá, mais e mais empresas utilizam-se de serviços de consultoria na busca do aperfeiçoamento de seus processos, no treinamento e na avaliação dos benefícios oferecidos à seus colaboradores, na melhoria de seus resultados, na análise dos riscos operacionais e ambientais e na melhoria de seu desempenho global.

A onda da terceirização promoveu nas empresas a centralização do poder administrativo e decisório nos assuntos diretamente ligados ao seu objeto social, deixando para terceiros, os assuntos específicos de cada área, como segurança, seguros, logística, benefícios sociais, governança, marketing, certificações, recrutamento, investimentos, seleção e gestão de pessoas.

A contratação de consultores tornou-se uma prática comum, assim é que muitos profissionais experientes colocam seus conhecimentos à serviço das empresas nas mais diversas áreas.

Além da rapidez e praticidade na contratação, as empresas ainda diminuem os custos de operação, na medida em que contratam os consultores por um período determinado e assim deixam de arcar com os pesados custos dos encargos sociais.

Mas a grande vantagem da contratação de consultores está na capacidade destes profissionais de analisar e enxergar rapidamente falhas nos processos produtivos, nas rotinas administrativas, nas logísticas de transporte, nas ações de marketing e de sugerir e implantar soluções. Os consultores têm essa capacidade porque normalmente já enfrentaram problemas parecidos no passado e contam com a condição de estar “chegando de fora” e assim enxergar falhas que a rotina do dia a dia não permite aos colaboradores enxergar. Estão todos muito ocupados para pensar.

As histórias interessantes são muitas: tem o caso da empresa fabricante de salgadinhos que eram apresentados em caixas box com 200 gramas. Tal empresa era constantemente autuada em função de chegarem até o consumidor final embalagens do produto vazias, por uma falha indetectável na linha de montagem. Encarregaram então o setor de engenharia de desenvolver uma balança eletrônica nas esteiras, de modo a identificar a passagem de uma embalagem vazia e paralisar a esteira. Muito se estudou, muito se gastou e nada de solução do problema. Até que apareceu a figura de um consultor que ao tomar conhecimento do problema decretou: _ A solução é muito simples, basta colocar um ventilador na passagem das caixas que as que estiverem vazias tombarão.

É um caso típico de alguém que “chegando de fora” enxerga a solução para um problema que parecia insuperável àqueles que viviam absorvidos pelas obrigações das rotinas diárias.

Edson Boni & Consultores Associados.
http://www.facebook.com/EdsonBoniConsultoresAssociados
[email protected]

Comentários