Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de outubro de 2008

Uma Boa Saúde Vale Mais que um Corpo Perfeito

Uma Boa Saúde Vale Mais que um Corpo Perfeito
A saúde vale muito mais!
Olhar para a televisão e ver os artistas e modelos com corpos quase que perfeitos, acaba levando as pessoas a buscarem meios de atingir objetivos muito além da sua própria capacidade estrutural.
 
A mídia coloca no mercado televisivo e milionário fórmulas milagrosas para que seja possível chegar a estes corpos de maneira rápida e de muita expectativa por parte dos consumidores, que através da mídia fica obcecado em realizar o sonho de ser magro e forte.
 
Essa obsessão pelo corpo perfeito foi estimulada pelo modo como a vida está facilitada pelas mordomias proporcionadas pelas máquinas, onde as pessoas usam cada vez menos o corpo para realizar tarefas diárias.
 
Hoje, para se ter fogo basta girar um botão quando no passado tinha que rachar lenha; para tomar água é só abrir a torneira, antes tinha que tirar do poço; para se locomover sempre há um veículo motorizado, antes era andando; lavar roupa a máquina faz; o bolo tem a batedeira; no trabalho é tudo por sistema informatizado, onde basta ficar horas sentados em frente uma tela dando os comandos.
 
Com isso o sedentarismo prevalece, e a má alimentação com excessos de gorduras e refrigerantes fazem da vida uma situação de risco constante, sempre em alerta para não ter uma doença causada por este estilo de vida.
 
Andar de bicicleta, correr por parques, ruas, e praias, fazer ginástica, praticar natação ou esportes em geral, fazem parte de uma vida saudável desde que sejam feitas com moderação e bem orientada, desta forma o objetivo vai atingir um corpo saudável e não apenas bonito. Estes tipos de atividade melhoram o sistema cardio-respiratório, aumentando a capacidade do coração mandar oxigênio para as células, aumenta o diâmetro das artérias facilitando a passagem dos fluidos sangüíneos, aumenta a capacidade de captar oxigênio nos pulmões, e com todos esses atributos a pessoa terá maior disposição para o trabalho e vai sentir-se menos cansada na realização de tarefas diárias.
 
Deve-se tomar cuidado com a obsessão pelos exercícios físicos para chegar ao corpo perfeito, os excessos podem trazer graves problemas de saúde, assim como acreditar em remédios e suplementos vendidos e anunciados no mercado, e também a corrida pelas academias, onde muitas não estão preparadas para realizar trabalhos específicos e de qualidade à promoção da saúde e do corpo bonito.
Comentários