Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Um dia na vida de Regina, uma executiva digital

Regina despertou ao som de Aleluiah tocada em seu smartphone pelo aplicativo Spotfy. Foi preparar o café da manhã ouvindo as noticias do dia pelo aplicativo Tunein e só depois acordou Gustavo, o filho de oito anos, que levaria à escola de tempo integral a caminho do trabalho. O marido viajara ao exterior e ela teria que tomar conta de tudo sozinha.

Regina tivera tempo de acessar o site da escola e conferir a avaliação de desempenho escolar do menino, assim como observar que ele precisava melhorar o aprendizado do idioma inglês. Ligou o aplicativo Waze no smartphone para chegar mais rápido ao colégio, evitando os congestionamentos. E com o celular conectado com o rádio do carro pode conversar com seu colega de trabalho sem correr riscos à direção. E ainda conseguiu monitorar a pressão arterial de sua mãe transmitida em tempo real.

Regina ia ao escritório da empresa duas vezes por semana, o resto do tempo trabalhava de forma remota onde quer que estivesse e a qualquer hora do dia. Naquele dia iria entrevistar um candidato selecionado para o cargo de Data Miner, uma espécie de pesquisador que escava dados aleatórios no mercado que servem para direcionar melhor os produtos no mercado. Regina possuía os dados completos do candidato, tanto profissionais como pessoais e havia lido a análise preditiva realizada por um software de avaliação de personalidade. Ela ficou surpresa ao constatar como um jovem de 22 anos, que havia abandonado a faculdade, se tornara um alto especialista no mundo digital. Para confirmar suas impressões iniciais, enviou ao candidato um link para um game desafiador das habilidades de inovação.

Na chegada ao escritório foi cumprimentada pelo robot da recepção e respondeu com um sorriso, o que bastou para registrar sua presença no local. O elevador reconheceu sua face e a levou diretamente ao andar da empresa. Regina buscou um workstation livre, pois ninguém mais tinha mesa fixa de trabalho. Conectou seu notebook à rede e iniciou a reunião com seus colegas de oito países através da videoconferência na nuvem. O projeto compartilhado envolvia a decisão de abertura de uma subsidiária da empresa no Brasil. O Data Analytics, um processo estatístico de análise de informações com propósito específico, mostrava que incertezas na política e na economia, associadas à burocracia e corrupção estatal desaconselhavam a implantação de uma nova unidade no país. O projeto deveria ser adiado até que as condições fossem favoráveis.

A tecnologia impulsiona a transformação do mundo do trabalho: ela é uma aliada dos adeptos e uma ameaça aos resistentes à mudança. A mobilidade como forma de trabalho, uso das redes sociais, infraestrutura em nuvem, análise de dados e internet das coisas formam o novo mundo dos negócios.

Os obstáculos para a transformação digital residem na cultura: superar o pensamento convencional para adaptação às novas formas de trabalho, por meio das possibilidades que a tecnologia oferece. No caso do Brasil pode-se pensar que as leis trabalhistas, arcaicas e inibidoras dos avanços tecnológicos, representem um obstáculo à transformação do mundo do trabalho. Porém, a força do movimento de transformação em nível global atropelará qualquer barreira que se coloque no caminho da inovação, da busca da produtividade e do bem estar e realização do ser humano. Como em todas as revoluções pacíficas, o novo surge lentamente, sutil e insidioso para se converter em uma avalanche, rompendo com as tradições e paradigmas existentes.

No final do dia Regina foi visitar um prospect (cliente em potencial). Lá encontrou um imenso conjunto de ferramentas de trabalho no escritório (lápis, papel, borracha, grampeador, clips, maquina de escrever, mesa, cadeiras, telefone, etc.).

Regina procurou seu smartphone dentro da bolsa e sorriu ao pensar que tudo aquilo estava contido no seu aparelho e muito mais. Um smartphone é capaz de executar a qualquer tempo em qualquer lugar todas as tarefas necessárias ao cumprimento dos objetivos do negócio e ainda sobra tempo para tuitar sem o olhar controlador do chefe.

Regina tinha diante de si uma oportunidade extraordinária de vender seu peixe digital!.

Comentários