Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TVP - Síndrome do Viajante

Tanto nas viagens aéreas como de ônibus, trem, etc, a incidência de TVP (trombose venosa profunda) é considerável, podendo chegar a 10%, pois o passageiro que permanece sentado durante um longo período (superior a 5 horas), favorece a compressão prolongada das veias dos membros inferiores contra as bordas dos assentos.
 
Além do ambiente seco no interior das aeronaves e da baixa pressão atmosférica, o que favorece a desidratação, há a dificuldade de locomoção decorrente da disposição dos assentos em fileiras muito próximas, o que dificulta a circulação do sangue e facilita a formação de coágulos.
 
A ingestão de álcool ou de medicamentos para dormir, aumenta o relaxamento neuromuscular dificultando o retorno venoso e contribuindo assim para o aparecimento de TVP.
 
Nas viagens terrestres algumas circunstâncias podem aumentar o risco da TVP em conseqüência de engarrafamentos, acidentes etc. Merecem atenção especial os
caminhoneiros e alguns motoristas de ônibus urbanos submetidos a condições extremas com longas e extenuantes horas de trabalho, instalados em assentos pouco confortáveis e locais com temperaturas normalmente elevadas.
 
O importante é lembrar que a TVP pode se manifestar durante a viagem ou até vários dias após a mesma.
 
Fatores de risco
A incidência da TVP em pessoas que realizam viagens de longa duração ocorre principalmente pela dificuldade ou impossibilidade de andar ou se movimentar normalmente.
 
Porém ocorre com mais freqüência em viajantes que têm fatores de risco individuais, ou também por outros fatores desencadeantes de risco, tais como:
 
- Desidratação;
 
- Hereditariedade (histórico anterior de TVP);
 
- Ingestão de álcool;
 
- Obesidade;
 
- Pouco espaço para movimentação;
 
- Pressurização das cabines;
 
- Tabagismo.
 
Terapia da Compressão
Estudos comprovam a eficácia das meias de compressão no combate à Síndrome do Viajante. O uso de meias elásticas de compressão tem um significativo impacto na redução do edema dos membros inferiores.
 
Benefícios da Acupuntura
O uso das aplicações por um período de 15 (quinze) dias antes da viajem prolongada, ativa o sistema circulatório geral, melhora a circulação periférica e o retorno venoso. Portanto, as aplicações de Acupuntura têm como finalidade principal, prevenir o aparecimento da TVP.
 
Para os pacientes que já apresentam o quadro de TVP, o tratamento de Acupuntura tem um papel importante e coadjuvante com o tratamento vascular que é essencial.
Comentários