Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 1 de abril de 2009

TV a Laser é a mais nova opção ao Plasma e LCD

TV a Laser é a mais nova opção ao Plasma e LCD
As telas disponíveis são de 65 e 73 polegadas

Hoje em dia é bem complicado escolher um novo televisor. É preciso pensar bem para não ficar com a consciência pesada depois da compra.

Deparamos com tantas dúvidas que fica complicado fechar um negócio sem antes esclarecermos todas elas. Dúvidas mais comuns como: qual o melhor televisor para colocar no meu quarto que é bastante iluminado? Minha sala é escura e não sei qual tecnologia usar? Qual seria o televisor para uma área muito extensa? Televisor de plasma já está obsoleto? LCD tem resolução superior ao plasma? O plasma tem menor durabilidade que um LCD?

A situação para nós brasileiros em breve será mais complicada ainda... mas quem disse que não gostamos de desafios? Pois bem, logo encontraremos nas lojas brasileiras televisores a Laser (Laser TV). Uma nova tecnologia para concorrer com o Plasma e o LCD.

A TV a Laser ainda não está disponível no Brasil, mas já está à venda nos Estados Unidos. Ela foi inventada pela Mitsubishi e seu modelo é a LaserVue.

As telas disponíveis são de 65 e 73 polegadas. A de 65 polegadas está com o preço sugerido em US$ 7.000,00. Como todo lançamento, seu preço ainda é salgado, mas com o tempo ela ficará mais acessível, se tornando um grande atrativo na decisão do consumidor.

A TV conta com tela Full HD, conversor de vídeo de 1080p e taxa de atualização de 120 Hz. Ela consome menos energia que os televisores de Plasma e LCD (gasta cerca de 140 watts, ou seja, ela é quatro vezes mais econômica que uma TV de plasma e três vezes uma LCD). Uma tecnologia que não prejudica o meio ambiente... era tudo que precisávamos.

Essa nova tecnologia tem mais contraste, cor, brilho.. para se ter uma idéia, ela chega a dobrar praticamente a porcentagem de nitidez de uma HDTV de Plasma, que chega a 40% da gama de cores que nossos olhos conseguem decifrar.

A durabilidade esperada de um televisar a Laser é a mesma de uma LCD, ou seja, cerca de 60.000 horas. O seu funcionamento tem como base a projeção, ou seja, é diferente das TVs de Plasma e LCD e evoluído ao jeito antigo, pois ao invés da projeção por lâmpada, agora é por três feixes de raios laser: vermelho, verde e azul (sistema de cores RGB – Red, Green e Blue). Isso significa que os lasers são evoluídos em comparação às lâmpadas, que conseguem apenas gerar um terço do espectro de cores que o olho consegue decifrar.

Além de todas as vantagens, uma que também merece destaque é a capacidade que ela tem de produzir imagens 3D na tela. É muito mais entretenimento...

Televisores a Laser, Plasma ou LCD? O mais importante de tudo é que sempre uma nova tecnologia está surgindo no meio e os mais beneficiados somos nós, consumidores que buscamos sempre o melhor e mais adequado produto possível ao bolso. O que nos resta agora é aguardar a chegada desses novos televisores e torcer para que o preço não fique muito abusivo em comparação às outras tecnologias.

> Dica de vídeo

Para sentir o gostinho, mesmo que virtualmente, não deixe de ver o vídeo sobre a TV a Laser que foi exibido no estande da Mitsubishi, na CEDIA Expo, em Denver. O vídeo foi postado no YouTube dia 5 de setembro de 2008. Ele pode ser visto também em alta qualidade (HQ).



> Sugestões de web sites

LaserVue TV: Site oficial da Televisão LaserVue da Mitsubishi Electric, com dados técnicos, notícias, faq e mais. Não deixe de conferir: www.laservuetv.com.

Laser TV: Leia mais sobre a Tecnologia Laser: www.laser-tv.org.

> Curiosidades tecnológicas

HDTV SIM2 Solar Series: Esta televisão usa a tecnologia Dolby Vision HDR (high-dynamic range) que usa as luzes LED atrás da tela LCD para fazer ajustes de forma seletiva em imagens com fundo escuro, deixando estas áreas realmente pretas. Ela possui uma tela de 47 polegadas e tem uma resolução de 1.920 x 1080p e usa 2.206 luzes LED para produzir picos de brilho de 4.000 cd/m2. Cada LED é controlado individualmente de acordo com a imagem na tela.

Panasonic DMP-BV100: Primeira televisão portátil do mundo com Blu-ray player. Possui tela de 8.9 polegadas e resolução de 1.024 x 600p. O aparelho tem 4 antenas para receber o sinal de TV digital, Ethernet e entrada para cartão de memória SD. Ela mede 256×202×58.7 milímetros. O player portátil da Panasonic vai ser lançado no Japão ainda em 2009.

Cinema 21:9: A Philips lançou a televisão Cinema 21:9 LCD TV com 56 polegadas e aspect ratio 21:9. Ela vem com o sistema Ambilight Spectra que projeta uma luz suave nas paredes. É a primeira televisão do mundo onde você pode assistir filmes 2.39:1 no formato original do cinema sem barras pretas. Isso sim que é cinema em casa. Mais detalhes você confere no decorrer do ano.

Serviço Net TV: A Philips vai lançar a Net TV, um serviço que conecta a Internet as HDTVs Philips das séries 8000 e 9000, além da Cinema 21:9. Com ela você vai poder navegar com o controle remoto por vários sites adaptados para a tela da TV, incluindo YouTube, eBay e mais, além de qualquer site que você quiser. Para usar o serviço você só precisa de cabos na Philips 8000, porque a Philips 9000 e a Cinema 21:9 já são equipadas com conectividade Wi-Fi.

TVs de LCD com LEDs ultrafinas: Os televisores das séries 8000 (LNXXB8000), 7000 (LNXXB7000) e 6000 (LNXX6000) contam com bordas Touch of Color, Ethernet embutida para streaming do Netflix e integração com o Yahoo! Widget Engine, uma plataforma aberta para widgets de terceiros para previsão do tempo, fotos do Flickr etc., aos quais quase todos com TVs ligados à rede estão aderindo. As séries 6000 e 7000 terão modelos de 40, 46 e 55 polegadas. A 8000 não terá modelo de 40 polegadas e será a única com taxa de atualização de 240 Hz. A 7000 parece ser s

Comentários