Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 30 de julho de 2008

Turismo Sustentável - O Hotel Verde na Equipotel

Um novo conceito em hotelaria é o chamado hotel verde, cuja planificação se volta para o aproveitamento e implantação de ações de manejo que permitam uma sustentabilidade no funcionamento do estabelecimento.
 
Não só as fazendas que se renderam ao turismo rural, com pleno êxito, mas, também, a rede hoteleira urbana, pousadas e campings, têm, agora, um novo desafio pela frente: tornar as propriedades já reestruturadas numa ferramenta concreta de ação e mudanças nas áreas ambientais, sociais e econômica.
 
Um dos objetivos de todos os que lidam no meio hoteleiro rural ou urbano é tentar fechar os ciclos naturais de manejo num trabalho que dê sustentação ao empreendimento. Dessa forma, tudo deve ser estudado e as possibilidades começarão a surgir propiciando economia, organização e uma nova ação de marketing em busca dos turistas cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente..
 
Aliás, as prefeituras de cada cidade poderiam incentivar os hotéis que se preocupam e agem concretamente em favor do meio ambiente com incentivos fiscais e redução nos impostos. Há inúmeras ações bem sucedidas que proporcionam boas economias aos empresários. Muitas delas poderão ser vistas na próxima feira Equipotel, em setembro, sobre a qual comentamos abaixo. Assim, os restos de alimentos, por exemplo, provenientes da cozinha, serão incentivados a ser misturados às podas e folhas caídas das árvores, compostados e transformados em húmus. Devolvidos à horta - em transição quase completa ao sistema orgânico de produção, esses resíduos funcionam como biofertilizantes no adubo de novos alimentos, que, novamente poderão retornar às mesas.
 
Com relação a água, muito se pode fazer para manter o equilíbrio do meio ambiente. Hoje, já temos experiências muito positivas quanto ao re-uso da água proveniente dos chuveiros, pias, tanques, lavanderias e da própria chuva. Essa água, tratada biológicamente, poderá abastecer novas tarefas do dia a dia como a irrigação de plantas e a limpeza de diversas áreas de um hotel.

Os produtos de limpeza também devem se integrar à natureza. Por razões ambientais e de saúde, poderão ser adotados produtos feitos à base de  óleos vegetais, em embalagens 100% recicladas e sem derivados de petróleo, fosfatos, formol, cloro e até o álcool que, agora, pode ser usado em gel.

Para ver de perto inúmeros projetos modernos dentro do conceito do HOTEL VERDE, os interessados poderão conhecer as novidades do setor na Equipotel 2008, maior evento hoteleiro e gastronômico da América Latina e um dos cinco mais expressivos do mundo. Dentro da Equipotel, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo, de 15 a 18 de setembro, acontecerá, também, a 17ª edição do Equip Design, um espaço direcionado aos profissionais do setor que buscam conhecer as novidades, lançamentos e tendências da arquitetura hoteleira voltadas à decoração.
 
Este ano, os 1.000 m² do Equip Design serão destinados a um hotel conceito construído por arquitetos e decoradores, que usam a sustentabilidade como tema central. O “Hotel Verde” terá projetos arrojados direcionados à arquitetura hoteleira que se baseiam em três aspectos do Tripé de Sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social, que devem coexistir em perfeito equilíbrio. Trata-se de um hotel interativo em tamanho natural, aberto durante os quatro dias da feira, onde todos os ambientes mostram projetos funcionais realizados sob medida para a hotelaria. Serão onze espaços, que abrigarão um looby, um coffee-shop, um restaurante e oito apartamentos temáticos.

O “Hotel Verde” também será destaque no primeiro dia do 3º Simpósio Nacional de Hotelaria, com debates sobre questões de ecologia e desenvolvimento sustentável nos empreendimentos que projeta três palestras com os seguintes temas: estratégias de marketing responsável, consumo de água e energia e controle de resíduos sólidos. O primeiro tema trata de como os hotéis podem formar uma imagem ligada à sustentabilidade. O segundo explica estratégias de eco-eficiência. Já, o último, toca na questão dos materiais descartados.
 
A Nova Equipotel 2008, já cresceu 20% em área construída em relação à do ano passado, pois a organização do evento prevê 50.000 visitantes este ano, além de reunir mais de 1.000 expositores em uma área total de 55 mil m². A 46ª edição da Feira engloba cerca de 60 setores da economia e traz ainda seis eventos simultâneos:  Equip Food&Drinks e sua Arena Gastronômica, Equip Design, Equip Spa&Wellness, Equip Conference e a 3ª Rodada de Negócios Equipotel.

Visitar a Equipotel pode ser uma oportunidade interessante para profissionais de hotelaria de Itu, pois, num futuro próximo, os turistas serão mais seletivos e, provavelmente vão se interessar muito mais em se hospedar nos hotéis verdes.
Comentários