Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de março de 2009

Turismo depende do aumento da visibilidade de Itu

O título parece óbvio. Mas, para o aumento da visibilidade de Itu no cenário nacional, é preciso investimento e competência. Hoje, graças às maravilhas da Internet a divulgação de um produto se tornou muito mais fácil e com baixo custo. Itu é um grande produto para a mídia especializada em turismo em todo o Brasil. O espaço nos jornais, revistas, sites, programas de televisão e rádio estão disponíveis. Basta profissionalismo na empreitada que, com certeza, trará progressos mensuráveis em relação ao crescimento do número de visitantes.
 
O produto Itu abre um grande leque de opções em relação aos diversos tipos de turismo já conhecidos de todos: o turismo histórico, religioso, de lazer, cultural, rural, geológico etc. Assim sendo, assuntos não faltam para a divulgação da cidade, inclusive com seu calendário turístico anual servindo de base para press releases quinzenais para abastecer de noticiário as editorias de turismo em todo o País.
 
Este trabalho seria muito importante, principalmente às vésperas das comemorações do IV Centenário de fundação da cidade. Poderiam ser escritos dezenas de press releases, distribuídos em âmbito nacional, contando cada detalhe de Itu e sua importância no cenário do turismo brasileiro.
 
Da teoria passemos à prática. Seria muito proveitoso para Itu ocupar as páginas coloridas de algumas revistas especializadas como Viagem e Turismo, Viaje Mais, Veja-SP, Época, Brasilturis, Isto É, Alphanews, Quatro Rodas, Revistas de Bordo etc. Não é um processo difícil. Bastam bons contatos e um convite oficial da Prefeitura a jornalistas desses veículos para uma estadia de sábado e domingo na cidade. O jornalista e fotógrafo convidados serão transportados por veículo oficial da cidade e levados a um hotel, fazenda ou pousada. A hospedagem e refeições serão feitas em regime de rodízio entre os estabelecimentos ituanos, também interessados em divulgar seus próprios negócios e que se disponham a participar desse programa.
 
Os convidados serão, permanentemente, acompanhados por guia de turismo da Secretaria que estabelecerá um roteiro das principais atrações turísticas locais. Aos jornalistas deverá ser entregue, previamente, um material impresso ou em CD relatando todo o histórico da cidade e suas principais atrações turísticas e uma lembrança de Itu.
 
Matérias de duas ou mais páginas numa revista de turismo tem um valor que não tem preço e um custo de produção muito pequeno.
 
Aliás, o mesmo processo poderá ser intercalado com convites aos grandes jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Bauru, Santo André, São Bernardo do Campo, todos com suplementos especializados em turismo, só para citar alguns exemplos. É claro que as redes de Televisão não podem ficar de fora desse projeto e assim, durante o ano inteiro haveria matérias sobre Itu em veículos de comunicação em todo o Brasil.
 
Esse projeto poderá, no futuro, ser o responsável por mostrar uma Itu surpreendente que transformará a cidade num dos destinos favoritos dos paulistanos e de turistas de outras cidades do interior de São Paulo com benefícios incalculáveis para a população ituana.
 
O primeiro passo importante para se acelerar o negócio turismo em Itu já foi dado pela Secretaria de Turismo que colocou um ótimo site no ar, com uma grande gama de informações da cidade – www.turismoitu.com. Agora, é claro, há a necessidade de se divulgar esse site. A propósito, quando se formou a comissão dos festejos do IV Centenário, havia a proposta de se construir um site específico sobre o evento e dedicado somente a ele.
 
Além da divulgação interna em toda a cidade, a partir do comércio, escolas, clubes, associações etc, mais importante, ainda, seria a divulgação externa para atrair turistas para Itu. O Turismo, além da segurança pública, higiene e infra-estrutura, depende muito da visibilidade da cidade. Não há tempo a perder.
Comentários