Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tudo começa com o professor, e tudo acaba também

 

Tem uma campanha nas rádios que diz que o bom médico, engenheiro, advogado e etc, começa com o professor.

Certo. Então essa notícia vem junto com o mau presságio.

Se temos uma escola chula, falida moralmente, corrupta, violenta que não respeita os direitos dos alunos, quer dizer que os profissionais que ela formar serão todos medíocres?

A campanha deflagrada pela grande imprensa, principalmente, que demoniza aluno para valorizar o professor estará a curto prazo produzindo os piores frutos.

Se o aluno fosse priorizado como diz a lei, teríamos a preocupação de dar os bons exemplos a eles. Coisa que a escola não faz, não se preocupa. 

Ninguém parece se lembrar que o aluno de hoje, que é tratado como o problema da escola, vai ser professor amanhã e pode reproduzir com seus alunos tudo que aprendeu.

Os maus professores contaminaram a rede, e se é verdade que para o mau triunfar, basta a omissão dos bons, vemos os educadores se omitindo por conta da lei da sobrevivência. Assistem os abusos dos maus colegas e se sentem impotentes.

Se os pais não têm uma instância onde denunciar os maus professores, como um educador pode denunciar essa situação?

Quem tiver a preocupação de ver nos espaços na internet em comentários de jornais online, verão que professores se referem a alunos e pais como seus inimigos: ofendem, insultam, não têm nem escrúpulos em usar palavras vulgares e termos rasteiros num ódio irracional destilado de modo maciço.

Interessante que os moderadores desses espaços permitam.

Tem sempre os tais termos onde dizem que não se pode ofender e usar palavras de baixo calão entre os comentaristas. Se as ofensas, os palavrões, forem dirigidos aos pais e alunos, pode.
Então é isso.

Teremos maus profissionais em todas as áreas, já que ninguém se preocupa em cobrar dos professores que plantem uma boa semente.

Com uma semente defeituosa e doente, impossível uma colheita sadia.

Já estamos colhendo maus frutos e parece que a tendência é piorar.

Comentários