Colunistas

Publicado: Terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tu já olhaste para cima hoje: mini beija-flor

Crédito: Simone Franco - Artista Plástica Tu já olhaste para cima hoje: mini beija-flor
Besourinho de bico vermelho

A segunda ave ituana que apresentaremos em nossa jornada é conhecida por ornitólogos como Chlorostilbon lucidus. Popularmente, e não por acaso, chamam-na pelo nome de besourinho de bico vermelho.

Essa que é uma das menores espécies de beija-flor do Brasil, não superando nove centímetro e quatro gramas, provavelmente seja também uma das mais belas.

Para o prazer dos apreciadores da natureza que não possuem o privilégio de viver tão em contato com ela, quanto gostaria, essa pequena ave pode ser um deleite.

Muito comum em áreas urbanas, só se faz necessário um pouco de atenção para avistar ou escutar os besourinhos, enquanto visitam uma grande gama de pequenas flores tubulares.

Em ambientes naturais é encontrado tanto em áreas de campo, como em florestais mais densas.

Aos olhares mais distraídos, provavelmente o que mais chama a atenção no besourinho, é realmente seu bico vermelho. Entretanto, um olhar um pouco mais atento certamente se voltará para a incrível tonalidade de verde brilhante, que predomina no pequeno corpo.

Nas fêmeas, a região ventral mais clara do que o restante do corpo, orienta mais ainda, os nossos olhares para os locais mais deslumbrantes da ave.

Se você ainda não possui flores em sua casa, esse pequeno beija-flor pode ser o incentivo que faltava.

Vemos-nos no próximo vôo e, se ainda não o fez, não esqueça de olhar para cima hoje.

Comentários