Colunistas

Publicado: Terça-feira, 15 de julho de 2008

Trinca Ferro, guerreiro incansável

Crédito: Google imagens Trinca Ferro, guerreiro incansável
O Trinca Ferro
Inicio este artigo pedindo desculpas pelo tempo sem escrever. Estávamos de férias.
 
Neste artigo iremos falar do Trinca Ferro, saltator similis, também conhecido como Pixarro. Este pássaro é um dos mais belicosos da natureza. Extremamente territorialista, defende seu território com todos os recursos disponíveis.
 
Pássaro encontrado em quase todo o Brasil de forma silvestre é também um dos mais apreciados pelos criadores de todo o Brasil. Existem torneios de trinca ferro em quase todas as associações do Brasil.
 
Minha paixão por esta ave começou quando conheci o SEM TERRA, um trinca ferro criado pelo Beto da Veterinária Amazonas. Este trinca tinha uma fibra fora de série. E certo dia resolvi ir a um torneio, cheguei ao local, paguei a inscrição e coloquei o SEM TERRA na roda. Algumas horas depois, primeiro lugar. Pronto, fui picado pela mosca dos torneios. Daí em diante sempre tentei ter outro trinca tão bom quanto o SEM TERRA, mas sem sucesso.
 
Vamos voltar a falar dos trincas. São vários dialetos de canto diferente, e vários os formatos de torneios. No RJ somente a modalidade fibra é apreciada. Um torneio de fibra é aquele onde os pássaros são posicionados lado a lado e quem cantar mais leva. Os trincas de fibra adoram participar dos torneios. (O SEM TERRA chegava a ficar triste quando eu ficava uma semana sem ir aos torneios!)
 
Em SP existem outras modalidades de torneio. Além da fibra, existem os torneios de canto e de repetição. É isso aí, existem trincas que são capazes de cantar repetindo várias notas por muito tempo. É muito bonito.
 
Entre os diversos dialetos, existem alguns com versão onomatopéica que são engraçados: "Eu sou terrível", "O que que eu fiz", "Bom dia seu chico" e muitos outros e ainda existem os LISOS e ous BOIADEIROS. Liso é aquele que canta sem finalizar o canto com a nota BOI, e os boiadeiros são que finalizam com a nota "BOI".
 
Existem abnegados criadores que conseguem a reprodução deste maravilhoso pássaro a algum tempo. Mas a criação de trinca ferro ainda está engatinhando. Existem poucos criatórios que firmaram uma linhagem genética de alta qualidade. Mas o caminho está sendo seguido. Em breve teremos a garantia de qualidade em pássaros criados no ambiente doméstico.
 
Esta é a única forma de preservação. Por ser um pássaro belicoso, é muito fácil sua captura na natureza, pois ele vem brigar com os pássaros intrusos em seu território e aí são capturados. Por isso convocamos, vamos criar!
 
Se você tem interesse em ter um trinca ferro procure um criador autorizado pelo IBAMA, existem criadores amadores e comerciais de trinca ferro. Se você quiser conhecer este maravilhoso pássaro, é convidado a acessar nosso site (www.quintodia.com.br) e no link nossos trincas verá um vídeo de uma disputa.
 
O Criatório Quinto Dia está iniciando um plantel para criação de trinca ferro. São 3 fêmeas e 2 machos, todos nascidos em ambiente doméstico e de boa genética. Vamos aprender e tentar começar a reprodução nesta temporada. Somos o primeiro criatório a investir na criação deste maravilhoso pássaro em nossa região, mas queremos ser incentivadores de muitos outros criadores.
 
No Quinto Dia Deus criou as aves dos céus e nós do Criatório Quinto Dia preservamos esta criação.
Comentários