Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tradição e religiosidade

A tradicional religiosidade do povo ituano se mostra em todas as datas importantes do calendário católico.

De uns anos para cá, no entanto, todas as paróquias, cada uma com programação própria, promove a celebração da Semana Santa como se a de cada uma fosse a única na cidade, tamanho o zelo e o carinho da sua programação.

Na região central, então, apesar do destaque da Matriz da Candelária, outras Igrejas da mesma Paróquia promovem igualmente desde a procissão dos Ramos até a manhã da Ressurreição, já então o Domingo da Páscoa: Carmo, Bom Jesus, Convento das Redentoristas e das Mercês. É possível que mais programas existam e não sejam relacionados aqui, o que em nada os desmerecem. O relato, sem maior pesquisa de pormenores, cuida de mencionar o quão relevante é o clima de unção e respeito nesses dias em Itu.

Acentuadamente marcada da mesma forma na tradição da celebração da Semana Santa em Itu, um empenho que se repete há muitos anos, é a encenação da Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, por iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida, em local aberto, no Estádio “Wilson Bellon”. Tão importante e consagrado esse espetáculo, que leva o apoio da Secretaria de Turismo e oito mais empresas ituanas.

De não menor brilho, o espetáculo comandado pelo incansável cidadão, o senhor Celestino Cremasco, que apresenta anualmente a Paixão de Cristo, no Teatro Athenas de sua propriedade.

E, ainda mais agora, que praticamente ligados e coligados os municípios de Salto e Itu, por moderna pista de rápido acesso, é preciso nunca ser esquecida a monumental encenação da Paixão efetivada no município vizinho e amigo, em praça pública.

Neste ano, em especial, há que se mencionar uma importante novidade, o espetáculo gratuito, denominado “Jesus”, através de equipe internacional (Grupo Amacord de Modena – Itália), às 20 horas, no dia 8, domingo de Páscoa. Detalhe muito especial: será apresentado na Igreja Matriz, de Nossa Senhora da Candelária!

Certamente que ficam por conta das tradições de há muito consagradas, outras promoções e eventos atinentes, em muitos outros locais.

No fecho das atrações que tanto enlevam a cidade e a região, Itu desponta, com divulgação nacional pela mídia, com o costumeiro estouro do Judas, na Praça Padre Miguel, no domingo, ao meio dia.

No bairro do Rancho Grande, também se instaura outro espetáculo semelhante, ali por conta da Paróquia de São Judas Tadeu.

Por isso tudo, conquanto os feriados da semana ensejem passeios e viagens de recreio, certamente que com essa opção perde-se muito das belezas e da emoção que a Semana Santa proporciona aos nesta cidade. É um diferencial da católica Itu.

Uma última consideração cabe ser registrada, altamente positiva. A de como em Itu ultimamente foram várias as Igrejas das diversas paróquias a serem reformadas e ampliadas, convidativas pela sua arquitetura e conforto. Todos os bairros estão otimamente servidos nesse particular, sem se falar que as obras da Candelária estarão sendo retomadas.

Tenham pois todas as famílias a mais santa Páscoa, com todas as bênçãos de Jesus ressuscitado!

Tradição e religiosidade, marcas indeléveis da gente ituana.

Comentários