Colunistas

Publicado: Sábado, 17 de maio de 2014

Tempos saudosos

 

V DOMINGO DA PÁSCOA

Maio, 18, 2014 – Liturgia: Ano “A”

Evangelho (João, 14, 7-14)

.......................................................................................................................................................

“”   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

Disse Felipe:

“Senhor, mostra-nos o Pai. Isso nos basta!”

Jesus respondeu:

“Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ’Mostra-nos o Pai´? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo,  mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me, eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos  por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

.........................................................................................................................................................

Este evangelho, como tantos outros em diversas semanas, tem sua continuação imediata a partir do versículo 15, deste mesmo capítulo 14. Lá, Jesus faz menção expressa ao Espírito Santo.

Hoje, ou até dentro destes primeiros catorze versículos, suas palavras o prendem sempre ao Pai, unificados, na divindade única.

Por isso mesmo, só com a continuidade na semana vindoura, as afirmações se tornam completamente claras e inteligíveis.

Daí então serem suas expressões repetitivas à exaustão, desde o pedido de Felipe, a dizer-se Ele, Jesus, a estar no Pai e o Pai nele.

Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas na Trindade Una e Santa, numa tríade indivisível, milagre inalcançado à compreensão comum dos homens, mas autêntica e verdadeira.

É assim que se canta - ou se cantava até regularmente – no “Tantum Ergo”, Tão Sublime Sacramento, nas outrora costumeiras bênçãos dos sábados à tarde, mais precisamente ao cair da noite.

Tempos saudosos!

                                                                           João Paulo

Comentários