Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tarde demais

REFLEXÃO DOMINICAL – TEMPO COMUM

Setembro, 22, 2013          -             Ano  “C”

Evangelho (Lucas, 16, 19-31)

.....................................................................................................................................................

Tão logo seja retomada a regularização das datas em atraso nestas reflexões, os evangelhos voltarão a ser aqui transcritos. O que se buscou enfim é a não solução de continuidade do calendário litúrgico, pela ausência temporária do autor por quase dois meses, por motivo de viagem.

É deveras sabida a narrativa evangélica das diferenças entre o homem rico e dado a festanças sem fim e o pobre chamado Lázaro, enfermo e desafortunado. Este, em meio a cães que lhe lambiam as feridas, mitigava a fome com as migalhas, restos caídos da mesa dos comensais que se fartavam com as melhores iguarias.

De algum modo, assemelha-se este evangelho de hoje, no sentido de sua mensagem, - a salvação da ama – ao texto da semana passada.

A fortuna e o dinheiro não levam à salvação, antes sim à desgraça, aquela de um final de sofrimento na eternidade, sem possibilidade de retorno.

O homem rico, foi levado do fausto para a iniqüidade e dores do inferno.

Lázaro, contemplado, no seio de Abrãao.

Debalde e inútil, a essa altura, o apelo do homem rico, de que fosse tirado do meio das chamas.

Tarde demais.

                                                                                       João Paulo

Comentários