Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 28 de julho de 2003

Tai Chi Chuan e a Saúde - a busca do equilíbrio através do movimento

O Tai Chi é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma atividade física extrememente benéfica. É uma arte marcial milenar chinesa, praticada como uma disciplina curativa, terapeutica e preventiva de doenças.
   
   Muitos são os serviços de saude que adotaram o Tai Chi como coadjuvante em tratamentos convencionais e muitas são as especialidades médicas que indicam o Tai Chi com finalidade terapeutica
   
   O Tai Chi é um exercicio de baixa velocidade, exige um elevado grau de concentração, lentidão e fluência de movimentos e respiração.
   
   A leveza e a suavidade, praticadas cotidianamente levam a um equilibrio com resultados práticos em doenças cardiovasculares, artralgias, estresses, depressão, deficiencias glandulares e imunológicas.
   A respiração profunda fortalece a musculatura abdominal e massageia os orgãos internos, acalmando a mente e aliviando sintomas tensionais.
   
   Uma caracteristica importante do Tai Chi é a continuidade dos movimentos, do começo ao fim, num fluxo continuo e sereno. Proporciona treino para coordenação entre as partes superior e inferior do corpo e elimina progressivamente qualquer forma de rigidez ou desconexão motora.
   
   Existem vários estilos de Tai Chi, originalmente criado da observação da luta de vida e morte entre um grou e uma serpente, constituido de 37 movimentos.
   
   Qualquer pessoa pode desenvolver o Tai Chi a niveis bastante complexos, basta uma dose de perseverança, concentração e um bom professor
   
   Onde encontrar o Tai Chi Chuan
   
   Itu - Profª Julia Yasumura
   Someba - 4022 50 76
   
   Prof Abilio Lima
   Shen Tang - 4023 2908
   
   Salto - Profª Julia Yasumura
   Associação Atlética Saltense - 4028 0423
   Grupo Saltense da Melhor Idade - Escola Girassol 4028 0549
   
   outras cidades : www.sbtcc.org.br
   
   Se você tem dicas interessantes sobre o Tai Chi, registre-as nessa coluna !
Comentários