Tá no Ar: A TV na TV

Festa da hipocrisia
Camarote lado a lado
O político e o bicheiro
Celebrando abraçados
Tem quizumba na bufunfa
Mulata fenomenal
Incentivando o turismo sexual
Esse é o refrão do samba-enredo da fictícia escola de samba “Amarelo e Cinza”, apresentado no fim do primeiro episódio da segunda temporada do “Tá no Ar: a TV na TV”, da Rede Globo. Isso tudo às vésperas do Carnaval. Mas a ironia e alto-gozação não se resumiu ao quadro final. Do começo ao fim o programa mostrou um humor subversivo que não é comum na TV aberta.
Aliás, até era. Em tempos onde o politicamente correto não ditava as ações do homem, tínhamos a “TV Pirata” e suas deliciosas sátiras. O “Tá no Ar” veio pra preencher a lacuna deixada pelo humorístico oitentista – mas com uma pegada moderna e com grandes expoentes do humor brasileiro atual, como Marcelo Adnet.
O programa começou parodiando o enfadonho “Big Brother Brasil” e ironizando os discursos que Pedro Bial profere quando um participante é eliminado. Logo em seguida, apresentou a “dura” vida dos ex-BBBs em busca de atenção e flashs da mídia. Tudo isso enquanto a 15ª edição do reality show é exibida pela Globo.
Quadros que fizeram sucesso na primeira temporada retornaram ao “Tá no Ar” em 2015, como o “Jardim Urgente”. Paródia dos programas policiais, a esquete segue sempre a mesma ordem, mas conta com o talento de Welder Rodrigues e seus bordões hilários. O “foca em mim!” é um deles. E as reportagens falsas trazem um fundo político, já que é crescente os adeptos da redução da maioridade penal.
O “Tá no Ar” ainda consegue agradar mesmo quem não é fã da Dona Rede Globo de Televisão, como fala o maravilhoso personagem “Militante Revoltado”. Interpretado por Adnet, ele defende todo tipo de minoria com os argumentos que se tornam cada vez mais comuns nas redes sociais. Mas o personagem acaba sendo uma grande crítica desses grupos, que muitas vezes levantam bandeiras sem propósito algum.
Melhor coisa da TV aberta atualmente, o “Tá no Ar” é exibido às quintas-feiras após o BBB. Para conferir o primeiro episódio na íntegra – que conta com as participações especiais de Regina Duarte, Lulu Santos e Bruno Gagliasso –, acesse este link.