Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sustentabilidade da mente

Crédito: Cybele Meyer Sustentabilidade da mente
Mente sustentável

Final de ano é um excelente momento para fazer um balanço de como foi o ano que está findando e o que podemos melhorar no ano que se inicia. Normalmente as pessoas fazem planos de adquirir bens materiais, de fazer uma viagem, de mudar de emprego, porém são poucas as pessoas que se propõem a investir na sustentabilidade da mente.

No que consistiria tornar a mente sustentável.

Sustentabilidade é uma palavra que significa “sustentar, cuidar, defender, apoiar, conservar” e tão importante quanto praticar estes verbos na natureza, na sociedade, na economia, na política é também praticar na mente.

Assim como devemos mudar hábitos quanto ao uso das sacolas plásticas que agridem o meio-ambiente também devemos repensar determinadas ações na convivência social que agridem nosso semelhante provocando mágoas que, igualmente às sacolas plásticas, são difíceis de serem dissolvidas.

Ser gentil, ajudar o outro, pedir licença, ouvir o que o outro tem a dizer, dizer bom dia, muito obrigada, até logo e tantos outros comportamentos que faziam parte do cotidiano de gerações passadas, hoje se encontram no arquivo morto da mente humana.

A preocupação excessiva com o visual altera os hábitos alimentares da mulher para estar sempre magra. Faz com que se submeta a inúmeras cirurgias para ter lábios carnudos, seios fartos, cintura fina, bumbum grande resultando em mulheres idênticas, como se fossem fabricadas em série, descaracterizando a beleza da mulher brasileira.

Pelo mesmo caminho está indo o homem que se preocupa em tomar suplementos a cada hora para ter braços musculosos e tórax definido.

O físico está em evidência e a mente arquivada.

Todos os dias somos assolados por notícias de pessoas inocentes sendo agredidas por rapazes de classe média alta (estes que vivem preocupados com o físico perfeito), bêbados ou drogados procurando fortes emoções à custa da vida do seu semelhante. São estes que atropelam e matam pessoas e depois fogem como se nada tivesse acontecido, deixando para o outro a dor da perda do ente querido no rastro invisivelmente da irresponsabilidade.

O trote realizado nas Universidades, que antes era motivo de alegria e brincadeiras, hoje resulta na morte de algum dos calouros. Bailes, que hoje se chamam baladas, que eram locais de pura diversão hoje são pontos de consumo de droga e prostituição.

Precisamos nos preocupar com a sustentabilidade da mente, pois se não tomarmos providências urgentes esta acabará sendo extinta com a morte dos últimos seres humanos que aprenderam a respeitar o próximo e que através da educação tiveram comportamentos sustentáveis.

É este o futuro que queremos deixar para as gerações futuras?

Um meio ambiente falido regido por seres desprovidos de mente sustentável?

Então, arregacemos as mangas e vamos mudar esta realidade investindo na sustentabilidade da mente.

Comentários