Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de abril de 2009

Susan Boyle é o mais novo fenômeno do YouTube

Susan Boyle é o mais novo fenômeno do YouTube
Susan Boyle no programa "Britain's Got Talent"
No final de semana eu estava navegando pelo YouTube e vi que tinha um vídeo em destaque onde uma senhora britânica de 47 anos estava se apresentando no programa “Britain's Got Talent” do canal ITV. Isso me chamou a atenção e não deu para resistir... fui logo clicando no link, afinal, o número de visualizações estava bastante grande para apenas uma semana no ar (ele foi postado no dia 11 de abril no canal do programa no YouTube).

O vídeo começou apresentando a candidata Susan Boyle, de West Lothian (Scotland) e que sonha em ser uma cantora profissional. Ela comentou que está desempregada, mora sozinha com o seu gato Peebles. Que nunca casou e também falou, num tom envergonhado, mas bem descontraído, que nunca tinha sido beijada. Ela confessou também que começou a cantar desde os 12 anos de idade. Sempre quis se apresentar para uma platéia grande, mas nunca teve essa oportunidade.

Quando entrou no palco, sinceramente fiquei assustado com a reação da platéia quando ela se apresentou... seu jeito simples, descontraído, mas de aparência não muito agradável para uma possível pop star, fez com que todos da platéia a rejeitasse sem mesmo demonstrar o que realmente foi fazer lá. Os jurados passavam uma expressão de desgosto, cinismo e que estavam preparados para detoná-la no final de sua apresentação.

Quando começou a cantar “I Dreamed a Dream”, do musical “Os Miseráveis”, a multidão ficou encantada com sua voz e aplaudiram em pé vários trechos da música. Os jurados: Simon Cowell, Amanda Holden e Piers Morgan também ficaram emocionados com o seu tom e aplaudiram como se fosse a Elaine Paige, que Susan tem como modelo de sucesso. Todos ficaram deslumbrados e com certeza essa apresentação ficará marcada por muito tempo.

No episódio, além de deixar claro que nunca podemos julgar alguém sem antes conhecê-la, prova também que a internet é um importante meio para a disseminação de um assunto, fato, momento, que aconteceu num local distante e que hoje todos podemos acessar de um jeito rápido e simples. O vídeo no YouTube se tornou um dos mais acessados da semana e consagrou Susan Boyle como um fenômeno de audiência na internet. Para se ter uma idéia, entre as dezenas de vídeos no YouTube sobre ela, encontrei um que já estava chegando em 9 milhões de visualizações, sem contar os outros existentes por lá.

Susan está fazendo tanto sucesso que seu nome é facilmente citado entre os usuários do Twitter, blogs, sites de notícias... um verdadeiro viral que não para de crescer. Se digitarmos no Google “Susan Boyle”, o resultado mostrado é surpreendente. Até a publicação deste artigo seu nome aparece em 3 milhões e 790 mil resultados do site. Tudo isso em apenas 9 dias.

O vídeo de sua apresentação não está liberado para ser incorporado em páginas, por isso, para assistir é preciso acessar o seguinte link: http://migre.me/xBR (versão legendada).

Obrigado Susan, como disse Amanda Holden, “você foi brilhante!”.

Tudo isso me lembra de outros vídeos que já foram fenômenos de audiência pelo YouTube. Como o “Fala Sônia!”, onde uma funcionária se enrola para falar www.youtube.com:



Há também uma sátira da "Dança do Quadrado", da cantora Sharon, que foi estrelado por Tião, Ricardo Amaral e Claudinho Castro, com produção de Antonio Tabet e Cadu Scheffer. Imperdível:







Acima você pode conferir o vídeo sobre o espetáculo "Se Piorar Estraga".
Uma comédia de Cris Nicolotti que também rendeu várias gargalhadas dos internautas... um hit que vale a pena relembrar.


> Interação


Dos vídeos já publicados no YouTube que se tornaram grandes fenômenos, qual você mais gostou e aplaude com toda certeza?
Você acha exagerado o boom que a mídia está fazendo sobre a apresentação de Susan Boyle? Não deixe de postar sua opinião... ela é muito valiosa para a coluna.
Comentários