Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 15 de abril de 2016

Suécia fica na Escandinávia

Oi

Pois é, em algumas coisas a Suécia é muito única. Por exemplo, muita iniciativa sustentável. Os pratos no evento claramente reciclados. Ciclovias? Por toda a área em que andei há, na calçada, duas faixas claramente delimitadas: uma que mostra um pai e uma criança e a outra um ciclista.. A transição para a rua é feita por guia rebaixada...permitindo fácil acesso a carrinhos de bebê a cadeiras de rodas. Os ciclistas dão sinal de mão, buzinam e param muito menos que os carros para dar passagem aos pedestres. Ônibus abundantes e silenciosos (hoje foi dito que são tão silenciosos que o ponto final é na biblioteca pública), andando sobre trilhos. Muita gente a pé, também! Água da torneira, com muita frequência, E a marca de água com gás, para todos saberem, é Loka...por isso estou tomando com muito entusiasmo.

Globalização, só em outras coisas. Por exemplo, fui procurar cristais, como os Orrefors e os Kosta Boda, internacionalmente conhecidos. Os compráveis (não comprei) eram design sueco feitos na Turquia. MacDonalds, Burger Kings e 7 Elevens por todo lado. Programação de ópera, na temporada há algumas shakesperianas: Hamlet e Romeu e Julia (Julia, mesmo). Hoje de manhã vi muitos homens – muitos claramente locais – vidrados na TV vendo resumo do jogo do Real Madrid e absolutamente vidrados numa entrevista com Cristiano Ronaldo devidamente dublada, claro.

Nem parece a minha fantasia da Escandinávia. Nesses dois cafés da manhã do hotel vi gente sentada sozinha que ao levantar NÃO DEIXAVA desassistidos bolsa nem celular sobre a mesa. Carregava exatamente como se sugere que se faça no Brasil. O cardápio do café da manhã, porém, tem três tipos de arenque (!), acho que sempre defumado, mas com diversos molhos. Em vez da estação light/diet, há uma estação sem glúten, inclusive com talheres e louça separados. Uma série de produtos orgânicos (por exemplo, há maçãs & maçãs orgânicas. Não tenho ideia de porque há os dois tipos...será que alguém tem intolerância a alimento orgânico?). Uma coisa que acabou comigo: há hard boiled eggs e soft boiled eggs. Agora, como eles mantêm moles os ovos moles????

Estamos na primavera, já há quase um mês. A temperatura tem ido de 3 a 12. Mas no sol...hoje na hora do almoço saí para dar uma volta e achei que não precisava de casaco (de fato não precisava). Mas uma senhora me dirigiu a palavra, rindo...acho que ela estava incrédula com minha falta de casaco. E toda vez que eu penso como eu prefiro esta temperatura aos 30...fico feliz. Mais ainda porque não está chovendo (aparentemente, raro por aqui). Apesar disso, vi mendigos e moradores de rua.

Finalmente, uma plenária do evento, hoje, foi sobre os Médicos do Mundo (não os sem Fronteira), que atendem refugiados. Pelo jeito, aqui a mobilização tem sido grande. A partir do começo de sua chegada à Suécia – 11/09/15 – começaram a pensar em como cuidar da situação. Em janeiro, decidiram controlar as entradas...por isso verificação de passaportes. Acho que esta foi a primeira vez que vi mostrarem miséria como problema de saúde NA Europa.

Vivendo e aprendendo.

Beijos e feliz primavera, ou outono, ou tudo.

Comentários