Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sua casa tem alma?

Crédito: web Sua casa tem alma?
A casa e o reflexo da alma

Desde as cavernas, o homem instintivamente marca seu território para criar a noção de propriedade e segurança. Por isso põe cerca e porta. Tem a chave e lá só entra quem ele quer. É refugio, esconderijo, reduto. Já repararam que o primeiro desenho de quase todos nós é uma casinha?

Convicta de que a harmonização dos ambientes contribui para diminuir os efeitos do caos urbano e da solidão, sempre proponho uma relação afetiva e intima com a moradia, digna de receber mimos que alegrem os olhos e o coração.  

Se você anda muito estressado preste atenção nos seus hábitos e na sua moradia.  Porque se esse pedaço de alma também for bem tratado, a energia reverbera. O seu interior deve estar refletido na casa para que você se reconheça ao entrar. A casa é nossa identidade, impressão digital. Se não for assim vira cenário, não vira lar. Não é morada, é moradia.

A primeira idéia aqui é ajudar você a perceber de que maneira se relaciona com sua casa. Não é preciso que tudo esteja pronto para depois morar, se for habitada, seu hábitos também se habitarão, mas eles não chegam antes de você. É no exercício de morar que ela se apronta, conforme os seus hábitos e não ao contrário. Ela não é estática, ela não é IMÓVEL mesmo!

A cara da casa muda com a alma do dono e acompanha as transformações.                              

Se tiver crianças, por exemplo, não há porque ter um monte de bibelôs. Nessa fase da vida tudo pede praticidade; Sofás com tecidos impermeabilizados mais fáceis de limpar, sem mesa de centro, porque a criança é o centro. Num outro momento, já estão crescidas os tecidos podem ser mais claros, e logo cada um tem um canto para ser mais livre. Casas que não mudam há muitos anos refletem rigidez e até neuroses obsessivas.

Organizar, dar novos usos a velhos objetos, reformar construir ou decorar a casa é chance preciosa de transformar emoções, reciclar valores e sedimentar o amor por si e pelos outros.

Numa mudança, visite cada gaveta e reavalie a real importância de reter o que esta lá dentro. Nada deve ir para o lixo sem antes ganhar um sentido dentro de você. Pergunte se ainda precisam daquelas fotos, bilhetes, comprovantes, contas, roupas há anos sem uso. Não trave a energia. Aliás, o vazio é o único lugar onde as coisas novas podem acontecer.

O fruto dessa transformação é sem duvida você saber tudo que tem; o que pensou que tinha, mas estragou; e sem o quê não é possível viver.

Para acessar a alma da casa escolha cada coisa pela sensação de conforto e não pela aparência ou grife. Aliás, não se furte ao prazer de mimar a casa, como faria a um amigo: tenha a flor que alegra o olhar, aromatize os ambientes. Mude enfeites de lugar, tire as panelas velhas do armário e encha de flores.

Invente e aproveite para descobrir talentos ocultos. Afinal, fique a vontade: a casa é sua e o lugar para onde você deve ter prazer de estar e voltar. Lá se recarregam as baterias, se mergulha na intimidade, no descanso regenerador.

Seja feliz, e que sua busca pelas boas energias tenha muito sucesso!

Feliz 2009!

Comentários