Colunistas

Publicado: Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sonhar pode ...

Uma vez liberado o leito da rua Floriano (do Carmo até a Praça Padre Anchieta)  e da Sete de Setembro (do Largo da Matriz até a Igreja de Santa Rita) – o Calçadão Cruzado, de que já se mencionou  aqui mais de uma vez, certamente que esse espaço galgará Itu a um avanço excepcional.

Essa área, se livre e nivelada, leito carroçável trazido ao nível da calçada, piso único pois, é o óbvio ululante a clamar contra os que não enxergam ou sobrepõem uma nesga de espaço para seus automóveis, mesmo a detrimento óbvio e preferencial dos pedestres.

De mais a mais, uma organizada pesquisa popular, de vários dias, captada na mesma rua, já havia demonstrado, à saciedade, que a maioria dos ituanos almeja esse benefício. A voz do povo.

Categorias comerciais e profissionais serão sempre respeitáveis, mas nunca de modo a sobrepor seus interesses acima do bem dos cidadãos.

 

Cause o espanto que quiserem, a rua Santa Rita, no seu todo, não mais deveria permitir estacionamentos laterais e favoreceria o trânsito de veículos em mãos inversas, a compensar em parte o impedimento do referido Calçadão.

O excesso de veículos, um incômodo pois, além de contínuo,deve levar os proprietários à compreensão de que cabe se considerar, primacialmente, os pedestres.

De outro lado, já que o centro (quadrilátero central) de há muito se desfigurou dos seus casarões históricos, há mesmo que se pensar no povo como tal.

 

Outro lance para o qual ainda não se abriu os olhos, é o da vantajosa cobertura do córrego na avenida Otaviano Pereira Mendes, dita Marginal. Permitiria espaço para estacionamento central, nos mesmos moldes do que muitas cidades assim aproveitaram espaços. Exemplo típico, para citar, um só, o da Avenida Leomil, no  Guarujá.

 

No tocante à reforma do Mercado Municipal, a própria designação, “reforma” – estaria equivocada. O Mercado é obra tombada. Há que se lhe devolver o aspecto inicial e corrigir de vez a afoiteza dos anos cinquenta que o descaracterizou. O telheiro lateral rebaixado fora pois invencionice da época, como tampouco lhe caberiam as aberturas laterais com frente para a rua Santa Cruz.

Doutra feita, o inócuo do seu aproveitamento interior para comércio, comprovou, por si só, ao longo do tempo, que ali está um ponto não aproveitável para tal. Seja-lhe atribuída, se assim preciso for, uma utilização social coletiva, sala de eventos ou mesmo um teatro no centro da cidade, bem a exemplo da magnífica sala de espetáculo, que fora parte da Estação da Luz em São Paulo.

 

Há mentalidade nova no ar e que haja empenho, em definitivo, de levar Itu a novos rumos.

 

Comentários