Colunistas

Publicado: Sábado, 18 de agosto de 2007

Sobre o Clero - Parte Quatro

Com o passar dos anos e com o aumento do meu grau de envolvimento com a Igreja, fui conhecendo aos poucos grande parte do nosso clero. Tenho até hoje a graça de ser amigo de vários padres e diáconos. Com alguns estabeleci, além da amizade, relações profissionais.
 
Para os que ainda não sabem, ao fim do meu curso de Jornalismo decidi consagrar a Deus a minha profissão. Tanto é que até hoje só trabalho em projetos relacionados à Igreja Católica, o que me faz muito feliz e realizado. Alguns coleguinhas de profissão até hoje acham meio errado eu não buscar colocações em grandes empresas de mídia, mas não estou nem aí. Esta é a forma que encontrei para agradecer a Deus pelas maravilhas que realizou em minha vida. Dou minha contribuição, consigo do suor do meu trabalho a minha subsistência e sigo tentando conseguir também a minha morada no Reino do Céu.
 
Há quase três anos, o Padre João Batista dos Santos me convidou a participar da elaboração do jornal da Paróquia São Judas Tadeu. Encarei o desafio com muita alegria. Sempre tenho em mente que meu trabalho não é apenas fabricar um jornal, mas sim servir à comunidade.
 
O jornal “Povo de Deus” vem sendo publicado desde então, com participação e assessoria de muitas pessoas da comunidade. Através dele aprendi a conhecer bastante a referida Paróquia e os laços de amizade com o Padre João se estreitaram. Quando posso, faço questão de passar na Igreja Matriz para uma conversa, sempre divertida. E ele também, em suas folgas semanais, ao passar pela Cúria Diocesana (onde também trabalho) faz questão de passar na Sala Multimídia para um cumprimento.
 
Lembro-me como se fosse hoje. Numa conversa informal com o Padre Roberto Mendes, alertei que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida era uma das únicas em Itu que ainda não tinham um jornal paroquial. Estou neste mundo para isso (pelo menos é o que a vida vem me mostrando) e coloquei-me à disposição. Ele se animou, fiz um projeto e os trabalhos começaram. O jornal “A Padroeira” já é publicado bimestralmente há quase três anos, registrando para a história os principais acontecimentos daquela comunidade.
 
Padre Roberto é o decano dos sacerdotes ituanos. Podem dizer dele o que quiserem, mas tem o mérito de ser o responsável por aquela Paróquia nos últimos 30 anos. Participou de todos os momentos, desde a construção da Matriz até a recente inauguração da Igreja de São Roque no bairro Potiguara. Ele pode exibir a todos os frutos de sua obra: sua comunidade funciona como um relógio suíço, tudo é como tem que ser.
 
Por certo tempo também tive a graça de participar da publicação do jornal “Nossa Família”, da Paróquia Sagrada Família, localizada no bairro Cidade Nova. Sendo uma paróquia formada por 19 comunidades, apresentei o projeto como necessário ao Padre José Roberto de Oliveira.
 
Sentados no piso frio da Igreja Santa Isabel (que estava em obras), analisamos tudo e ele se animou. Foi um ótimo período para mim, pela convivência com aquele povo extremamente acolhedor. O jornal era impresso em formato standard, como os grandes jornais, o que impressionava a todos. Infelizmente teve vida curta, mas não são poucas as esperanças de que possa “ressuscitar”.
 
Recentemente comecei a colaborar com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada em Louveira, na confecção do jornal “A Voz”. Com isso aumentou a minha convivência e simpatia pelos padres Joaquim de Souza Filho e João Brito de Campos, respectivamente pároco e vigário paroquial daquela comunidade. Repentinamente nos vimos trabalhando juntos e o resultado, graças a Deus, vem sendo muito satisfatório. De minha parte posso afirmar que ambos, bem como sua equipe, me acolheram com imensa satisfação e a estima reservada para todos é cada vez mais presente nas minhas orações.
 
Os escritos sobre o nosso clero continuam na próxima semana.
 
Amém.
Comentários