Colunistas

Publicado: Sábado, 13 de setembro de 2008

Sob Medida - Casas de Praia e Campo

Crédito: Pousada Terra Crua Sob Medida - Casas de Praia e Campo
Na medida certa para relaxar e curtir...
 O uso menos freqüente impõe de cara uma condição básica para a casa de fim de semana e temporada: ela deve ser prática. Isso quer dizer poucas divisões entre os ambientes de forma a permitir o máximo de integração revestimentos e móveis fáceis de limpar.
 
Para quem está construindo vale a pena ficar de olho nas sobras da obra. Com um olhar mais atento é possível erguer camas, armários, bancos de alvenaria. Aproveitar restos de madeira para fazer cabeceiras para camas, cabides, prateleiras, divisórias... É uma excelente opção para baixar bem o custo da obra.
 
Quando o lazer é o principal objetivo, a separação entre a ala intima e a social pode ser mais sutil: o clima de descanso também esta ligado ao despojamento e a simplicidade. Só não deixe de levar em conta a presença de convidados. Assim, o ideal é que ela abrigue um numero maior de quartos, ainda que menores. Com essa medida, tanto os convidados, quanto os anfitriões ganham maior privacidade. Afinal, receber amigos é uma das principais razões para se manter uma casa de lazer.
 
As casas na cidade costumam ser mais compartimentadas, já a área social das moradias de campo e praia, voltada para o convívio requer uma maior integração do ambiente, inclusive os externos – varandas, jardins, piscinas. É uma maneira de trazer um pouco da natureza para dentro. Para isso, também as aberturas devem prever o máximo de acesso ao exterior. Mas tudo tem seu preço - Uma visão panorâmica acaba por tornar a construção vulnerável. Neste caso, há de se considerar projeto com um esquema de segurança reforçado – não apenas sistemas de alarme, mas também a escolha adequada de portas e janelas.
 
E estude muito bem a implantação do terreno. Na praia, lembre-se de ter janelas instaladas na direção dos ventos e, se possível, com vista para o mar. Já a casa de campo tem, em geral, a localização determinada pelo norte. A vista conta, é claro, mas é secundária em relação à boa insolação.
 
O clima é mais um fator importante no seu planejamento. Nas regiões que não tem o calor o ano todo, o projeto deve prever distrações também para os dias chuvosos e frios. Piscina e varanda aquecidas, sauna fechada, churrasqueira coberta, lareira e a possibilidade de fechar espaços muito abertos são algumas das idéias utilizei quando construí minha pequena pousadinha para que nenhum final de semana fosse desperdiçado.
 
Bom descanso!
Comentários