Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 11 de junho de 2015

Só a Verdade liberta!

"Quem procura a verdade, consciente ou não, procura Deus". Santa Teresa Benedita da Cruz (Santa Edith Stein)

O que é a Verdade?... Este diálogo entre Pilatos e Jesus Cristo faz parte de uma das maiores farsas teatrais da história. Um “julgamento”, ou melhor, a homologação patética de uma sentença decidida antecipadamente (é melhor que morra um só...) em que um inocente é condenado à morte. Vemos de tudo ali, menos justiça, humanidade. É claro que Pilatos não estava interessado na resposta, até porque o réu nem teve tempo para isso.

Mas, o que é a verdade? Por que ela é tão fundamental e tão combatida?

Deus é a Verdade: o próprio Cristo assim se expressou: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”. Como nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, herdamos seu “DNA” espiritual onde se insere, entre graças e dons, a semente da verdade, a ser cultivada para se tornar planta frutífera e atuante na nossa vida.

Acontece que muitos têm medo da verdade, luz que torna clara nossa vida, nossos atos e atitudes. Preferem as trevas da mentira onde tudo se torna manipulável, onde é possível esconder, disfarçar, camuflar, confundir...

Fogem da Verdade, fogem da Luz, escondem-se de Deus, à semelhança das primeiras criaturas que, diante do pecado, da desobediência, do orgulho, se envergonham e se escondem do Criador. E olhe que Cristo foi claro: “Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida.”

O que vemos? A humanidade afastada de Deus. O homem se transforma numa imagem deformada do seu Criador. Definham no seu interior os valores divinos e os valores humanos.

O homem entrou num círculo vicioso: afasta-se de Deus porque peca; peca porque se afasta de Deus. O pecado leva à mentira; a mentira leva ao pecado. A única solução é colocar Deus de volta em sua vida.

O sonho é a vida na liberdade, mas para isso é necessário superar as tentações do mundo moderno e a escravidão da mentira. É preciso combater as forças do mal que se vale de mentiras para iludir, convencer, dominar. Mentira no governo, nos poderes constituídos, mentira na política, nos poderes econômicos, nos meios de comunicação; mentira nas leis, na educação e na saúde; mentiras na defesa da vida; mentiras na sexualidade humana; nos casamentos.

Vivemos num modernismo destruidor amparado numa visão de mundo sem Deus. Desastroso engano, grave mentira, que poderia ser considerada a mãe de tantas outras.

Precisamos ficar ao lado da verdade, aprender a conviver com ela, fazer dela a bússola da nossa caminhada; ela nos liberta de várias fantasias, ilusões e esperanças tolas.

Dia 1° de abril consagrou-se como o Dia da Mentira. Além das brincadeiras saudáveis, deveria ser aproveitado como um Dia de Combate à Mentira, para uma tomada de consciência de quanto esse comportamento é maléfico ao ser humano e à sociedade.

O 8° mandamento da Lei de Deus nos proíbe de mentir ou falsear a verdade, seja por palavras, atos ou omissões.

Jesus disse: “Eu vim para dar testemunho da verdade”. Como cristão devemos dar testemunho do Senhor, dizendo sempre a verdade. Assim, toda maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia e de inveja, toda maledicência, não deveriam ter espaço em nossa vida e em nosso meio, como lembra o discípulo Pedro (1Pd 2, 1).

Peçamos ao Senhor a graça e a força para termos a Verdade como princípio fundamental de vida; só assim, torna-se possível uma sociedade onde haja confiança recíproca em relação às pessoas e instituições.

Comentários