Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de julho de 2011

'Simplicidade complexa' - paradoxo?

'Simplicidade complexa' - paradoxo?
Elogie, critique e discuta: [email protected]

“O Secretário de Cultura do Amapá,

ZÉ MIGUEL, vai a programa de televisão em

 01.07.2011 dar explicações sobre as metas

 da CULTURA no estado, e utiliza uma

 frase “SIMPLICIDADE COMPLEXA”

(Neca Machado Haase).

A minha amiga, Neca, escreveu esta crítica no Facebook para nós e ela foi feliz ao taxar de paradoxo o sentido destas palavras ao serem usadas para assuntos de política e cultura, pois em temas de vital importância para a sociedade, não se deve usar palavras ambíguas.  

Concordo, pois se a política praticada no Brasil já é ambiguamente complexa (plurissignificação) e trilha caminhos complexos e tortuosos, obviamente a linguagem a ser usada deve ter em seu contexto a verdadeira simplicidade dialética e não uma explicação rica em retórica, cujo objetivo é não explicar a veracidade dos fatos para a sociedade carente de ética e moral nas instituições públicas.

Eu não poderia deixar que escapasse esta oportunidade de discernir sob esta frase, porque adoro discutir coisas novas e, ao mesmo tempo, ajudar a elucidar pontos ‘obscuros’ do cotidiano.

É muito provável que este termo, ‘simplicidade complexa’, teve origem a partir do álbum de Teedra Moisés, lançado nos EUA em 20.07.04, TVT Records. Afirmou que produziu este álbum “Porque eu sinto que é a melhor maneira de explicar-me, a minha música, minhas experiências na vida. Tudo em mim, eu sinto que é complexa simplicidade...” (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.mtv.com/music/artist/moses_teedra/artist.jhtml&usg=ALkJrhga6HnqGNvimp2sx-gL2Br5QDRUow).

Mas, não ficará apenas nesta informação. Na música ‘Complexo’, Danni Distler também fez uso desta frase polêmica e paradoxal, senão vejamos: “...Você sempre está em tudo Se em todos eu não sei Como captar a Sua imagem Em espelhos distorcidos? Como achar o que não está perdido? O mistério que é Você a simplicidade complexa para entender você...”.

Today, Teedra Moses has found her voice and is more than prepared to share it with the world Polêmica e paradoxal por que não se pode usá-la para assuntos objetivos que envolvem pessoas ou para assuntos que norteiam o destino das pessoas. É o caso da citação da Neca, que está em epígrafe. Nem para dar forma a argumentação sobre princípios da evolução humana. Aliás, já que falei em evolução humana, se faz necessário ampliar a discussão e trabalhar o significado da frase ‘simplicidade complexa’ – sob a minha ótica, é claro!

Não acredito que seja possível manter a frase ‘simplicidade complexa’, realmente é paradoxal, mas eu tenho uma ‘visão’ mais ampliada a respeito e vou tecer comentários no contexto do meu entendimento. Vamos aproveitá-la para ajudar a todos nós a compreender alguns pontos da nossa existência. Talvez sejamos simples e complexos ao mesmo tempo ou só complexos diante da nossa simples existência.

Eu sempre achei que quanto mais o Homem caminha para a sua evolução consciencial é que ele fica mais simples. Sócrates é um exemplo, pois quanto mais ele tomava conhecimento das coisas da vida, achava que ‘nada sabia’. Neste mesmo raciocínio é que atemoriza quando alguém é qualificado: “Ele é tão inteligente!”. Já ouve quem o disse. Caro leitor quando alguém dirigir a você com este adjetivo fique ligado!

Claro que não deve (considerar) ser inteligente aos olhos do Homem. Antes ‘visualize o horizonte da vida’ na busca de conhecimento, entendimento e sabedoria. Na bíblia está escrito que “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos...” (Isaías 5:21). Portanto, só admita a sabedoria que vem da Essência Universal ou Deus. Não devemos confundir conhecimento com Sabedoria. Prefiro trilhar o caminho da simplicidade e do amor universal.

Simplicidade é o contrário da complexidade. Muitas pessoas vivenciam o universo complexo por não compreender e não conseguir vivenciar a vida simples. O Universo é simples. O Homem é que não consegue entendê-lo. Por isso, torna a vida numa situação complexa. Eu arrisco a dizer que Deus (Essência Universal) é simples; complexo é o homem.

As ‘coisas da vida’, ou seja, a Natureza é constante, eterna e simples. Ocorrem algumas metamorfoses na sua essência ou forma, mas, certamente por influência das mudanças externas ou causadas pelo Homem. Ora, imaginemos um planeta que não tenha sido alterado pelo Homem na sua busca pelo progresso, uma flor nasceria sempre com sua beleza natural. Sempre seria assim...

Veja o que a poeta Soninha disse no seu poema: “ “... Eis, pois a complexa simplicidade da Alma humana. Ela é pura, simples, autônoma e criada para a felicidade. No entanto extravia-se por caminhos tão tortuosos, se perdendo em tais labirintos, muitas vezes por longos e sofridos milênios. Daí Jesus haver dito: ...”Deixai vir a mim as criancinhas, pois que delas é o reino dos céus”! Ele não se referia às criancinhas na idade cronológica, mas a todos que conseguem preservar a pureza da sua alma tornando-se capaz de refletir a Sua presença através das próprias ações. Reflitamos, pois o que estamos fazendo de nós mesmos diante de tão sublime máxima.” (Sônia Maria Cidreira de Farias - Recanto das letras – ‘A complexa simplicidade da Alma humana’ - Código do texto: T1175130-12.09.2008).

Pelo texto da Soninha dá para perceber que há muita diferença entre a Alma (e Espírito) do homem e a sua existência no mundo material (social). É o que eu acho, realmente. É o subconsciente do homem em oposição ao seu consciente. A guerra do subjetivo com o seu objetivo.  Por isso, sempre gosto de citar que o Homem vive em guerra consigo mesmo.

Vamos à Bíblia novamente: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”.(Gálatas 5:17).

Perceba que o ‘vital’ ou a ‘força’ que habita dentro do Ser, que é simpl

Comentários