Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 22 de junho de 2009

Seu computador seguro contra as pragas eletrônicas

Seu computador seguro contra as pragas eletrônicas
É preciso ficar em alerta. Todo cuidado é pouco

No artigo anterior você conheceu as pragas que ameaçam nosso computador. Agora chegou a vez de combatê-las. Essa tarefa muitas vezes não é tão fácil assim como imaginamos. Antes de mais nada você já se perguntou como anda a proteção de seu computador? Não tem a mínima ideia sobre isso? É preciso ficar em alerta, pois todo cuidado é pouco quando se trata dessas pragas eletrônicas.

Gostaria de relatar uma experiência recente que aconteceu comigo. Eu estava procurando na internet um programa novo que gerenciasse e-mails e quando estava fazendo a busca, um malware invadiu meu computador. Não sei dizer ao certo como foi, mas foi tão rápido que quando eu me dei conta, ele já estava infectado. A praga deixou um papel de parede fixo em meu desktop e quando eu abria o Internet Explorer, aparecia uma mensagem dizendo que eu estava infectado e que precisava passar um antivírus no computador. Isso sem contar algumas funções do Windows que ele não estava executando corretamente.

Fiquei assustado, não conseguia crer que um simples web site poderia ter infectado minha máquina. O próximo passo foi correr atrás de um programa que combatesse a praga. Achei um bem legal na internet que parecia muito bom, pelo menos havia indicação dele na web. Instalei-o, fiz a devida atualização do software e rodei o programa em busca do malware. Fiquei frustrado, minha primeira tentativa não deu certo, o programa não localizou nada. Tentei outro programa e nada. Tentei mais um e também nada de encontrar. Como sou brasileiro e não desisto nunca, instalei outro programa. Que nada, não adiantou também. No final das contas eu cheguei a instalar 7 programas sem sucesso em minha máquina, ela estava parecendo um verdadeiro hospital... acho que tinha mais programas de proteção do que programas básicos para uso.

A minha saga não terminou por aí, entrei num fórum que dizia bem sobre o programa “Malwarebytes’ Anti-Malware”. Nome sugestivo... seria mais uma tentativa em vão, pensei comigo mesmo, mas felizmente não foi. Instalei o “Santo remédio” no meu computador e ele localizou a praga que tanto fez eu perder meu tempo. Não ganho nada para divulgá-lo, juro, mas ele foi a minha salvação e sempre procuro indicá-lo quando alguém precisa de uma ajuda para acabar com um programa malicioso. No meu caso ele funcionou perfeitamente, mas isso não é garantia de sucesso para toda infecção. Infelizmente há diversas pragas que até ele pode não localizar.

Veja alguns passos de como prevenir uma possível infecção:

- Sistema operacional: seu sistema está atualizado até a última versão disponível do pacote de atualizações? Faça a verificação no site da Microsoft agora mesmo. Quando abrir o web site, selecione a opção “Expressa”, para obter as atualizações de alta prioridade (recomendado). A outra opção personaliza a consulta, resultando uma lista mais completa que inclui até mesmo atualizações de programas como o Office, Windows Live, etc. No lado superior direito do site há um aviso informando se o seu computador está ou não configurado para receber as atualizações críticas e de segurança do Windows Update. Precisa deixar ativado e determinar um horário para ser feito a verificação automaticamente. É imprescindível deixar tudo o mais atualizado possível, mesmo que para isso seja preciso gastar um bom tempo. Há correções no sistema que pode impedir o ataque de um determinado Malware. Por exemplo, para quem usa o Windows XP, o último grande pacote com atualizações disponíveis é o SP3. Além disso, sempre há frequentemente correções mais simples que eles disponibilizam.

- Navegador de Internet: você usa a última versão de seu navegador? Hoje há na web diversos navegadores. Procure se informar sobre a versão dele e se é seguro o suficiente. Se houver uma mais nova, veja se está suficientemente segura para adotá-la. Lembre-se que até mesmo com a atualização em dia, você não está 100% seguro.

- Firewall: também conhecido como “parede corta fogo”. Ele é um dispositivo de segurança que monitora o tráfego de informação entre uma rede de computadores e a Internet. Para verificar se o seu computador está com o firewall ativo, basta entrar no Painel de Controle em “Iniciar” / “Configurações”. Clique no ícone “Firewall do Windows” (de acordo com o sistema operacional o nome do ícone pode mudar). Quando a janela do Firewall estiver aberta, você pode acessar a aba “Exceções” para determinar qual programa não precisará passar por essa “parede”. O firewall do Windows é bastante confiável, não precisando assim instalar nenhum outro programa semelhante.

Programas atualizados? Firewall ativado? Agora é preciso ter instalado no computador um programa antivírus e dois anti-spyware... afinal, é melhor prevenir do que remediar. Veja algumas sugestões:

- Antivírus: Recomendo o Avira AntiVir Personal e o Avast! Home Edition. O Avira é um antivírus gratuito. Suas principais características são: consumir menos memória, liberar desempenho para outros programas e a alta taxa de detecção de vírus é uma das maiores do mercado. Sua instalação é simples. Não há versão em português ainda. Sobre o Avast! ele está na versão em português e é gratuito. É bem conceituado e muito baixado na web. Possui vários recursos interessantes. IMPORTANTE: Não instale mais de um antivírus em sua máquina, pois pode gerar conflito. Por segurança, faça a busca por vírus regularmente em sua máquina.

- Anti-Spyware/Anti-Malware: Recomendo o Malwarebytes' Anti-Malware e o Spyware Terminator. O Malwarebytes’ ajuda manter a máquina livre de ameaças, enquanto permite que o PC seja utilizado sem preocupação. Ele é gratuito e está disponível em português. O Spyware é uma ferramenta especializada na remoção de arquivos nocivos, como adwares, trojans, keyloggers e spywares. Após o primeiro escaneamento do sistema feito pelo Spyware Terminator, ele irá monitorar seu computador em tempo real, evitando que novas pragas o invadam. Também é gratuito e está em português. IMPORTANTE: Por segu

Comentários