Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Série Assinaturas: Maria Antonia Lupporini Sampaio

Série Assinaturas: Maria Antonia Lupporini Sampaio
Assinatura de Maria Antonia em 1967

Série Assinaturas

A Série assinaturas homenageia Maria Antonia Lupporini Sampaio no Centenário de seu nascimento.      


Maria Antonia Lupporini Sampaio nasceu em Itu aos 22 de agosto de 1916. Filha de Arthur Ferraz Sampaio e Agnela Lima Luporini. Fez seus estudos no Grupo Escolar Cesário Mota, formando-se em 1929. Em 1936, recebeu o diploma de professora pela Escola Normal Livre Nossa Senhora do Patrocínio.

Após trabalhar alguns anos como professora primária, foi convidada pelo então Diretor do Museu Paulista, Affonso d'Escragnolle Taunay,em 1939, para ocupar o cargo de conservadora do Museu Republicano “Convenção de Itu”, que estava vago por ocasião do falecimento de seu pai Arthur Ferraz Sampaio, que exercera os cargos de guarda e depois de conservador do museu.

Em Itu, Maria Antonia foi uma mulher atuante. Na Igreja do Bom Jesus fez parte da irmandade Filhas de Maria da Imaculada Conceição e foi presidente da Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 1943, fundou, com os padres jesuítas da Igreja do Bom Jesus, a Escola Operária Santo Inácio dedicada à educação e assistência às mulheres operárias, domésticas e empregadas do comércio, onde ministrava aulas noturnas de alfabetização. Em 1963 esta escola passou a abrigar também crianças, transformando-se numa escola de educação infantil com a denominação de Lar Escola Santo Inácio. Em 1984, como homenagem a sua fundadora a escola de educação infantil recebeu a denominação de Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Antonia Lupporini Sampaio. Também, como reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos, o nome de Maria Antonia foi dado a uma das ruas do Bairro São Luiz da cidade de Itu.

Maria Antonia trabalhou por 35 anos no Museu Republicano “Convenção de Itu”, cuidando do acervo, atendendo ao público, zelando pelo edifício e pela instituição.

Comentários