Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ser professor de escola pública no Brasil é bico

Escola não forma educador. Forma professor. Educador já nasce pronto. Ensinar é uma tarefa das mais importantes e também uma das mais difíceis. Tudo começa na sala de aula de uma escola pública, e termina também. Sonhos, vocações, talentos…

Temos uma escola falida moral e fisicamente falando, e agora vem a confirmação, do Rio de Janeiro.

Não é que no Rio as coisas sejam piores do que em Sampa, acho que nós é que demos o mau exemplo, o pontapé inicial quando foi criada a Ronda Escolar. Foi implantada logo em seguida no Estado do Paraná, também.

Os Policiais Militares são proibidos de fazer bico. Sua folga deve ser para ele descansar, que trabalhar cansado ele oferece risco para a população que paga seu salário ao invés de protegê-la.

Um Policial Militar que trabalha no bico, oferece risco para o seu empregador do bico também. Ele está cansado e armado.

Agora vem a novidade. No Rio de Janeiro os PMs irão dar segurança armados e fardados dentro das escolas públicas, nas suas horas de folga. Será o bico autorizado.

Afinal aluno de escola pública não vai cansar e nem argumentar contra um revólver 38, não é? Não vai trocar tiros com o policial e nem vai correr dele. Será sempre a palavra do policial e do professor contra a palavra do aluno, que aliás não é nada.

Policial está preparado para enfrentar bandido, se o bandido perde, perde a sociedade. Pode matar inclusive em um revide e pode até alegar resistência para justificar a morte do suspeito. A imprensa sensacionalista aplaude o Policial.

Dizer que um policial que sai de um treinamento para policial tem condições e capacidade para lidar com alunos de escola pública, me poupem…

Esse é o resultado do descaso com os alunos de escola pública, agora transformados em marginais em potencial, com as bênçãos do estado…

Hora do povo começar a reagir, a repensar esse pessoal que trata seu filho dentro da escola dessa maneira desastrosa, como desastroso será o resultado.

Essa é a falência da Escola Pública. Falência decretada pelo Governo do Rio de Janeiro que copiou e piorou a Ronda Escolar de São Paulo.

Comentários