Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 17 de março de 2010

Ser mulher motociclista é usar cor-de-rosa?

Crédito: Bruna Scavacini Ser mulher motociclista é usar cor-de-rosa?
Motocicleta customizada

Para ser mulher motociclista é necessário usar capacete, acessórios e moto com a cor rosa? É certo que a distinção entre os sexos é feita desde muito tempo com as cores rosa e azul. Nas maternidades uma das maneiras utilizadas para distinguir o sexo dos bebês é a cor dos berços e cobertores.

Além dessa e outras palavras figuradas que nos remetem a um certo objeto é necessária essa distinção para andar em um veículo? É realmente primordial usar dessas cores para identificação de sexos? Uma mulher que tem sua vestimenta e motocicleta de outra cor não é considerada uma dama motociclista?

É primordial a fabricação de roupas e acessórios para o público femino, devido as diferenças e proporções do corpo e o gosto pessoal. Mas também existe uma gama de produtos como capacetes com desenhos femininos ou rosas; capas de chuva rosa, além da customização da motocicleta.
 
Não estou aqui repudiando as mulheres que preferem andar com vestimentas e acessórios rosas, mas uma pergunta me intriga: Usar dessa cor ajuda no trânsito pois praticamente diz "Sou mulher. Cuidado!", ou chama mais a atenção dos assaltantes e motoristas desrespeituosos?

Levando em consideração as duas hipóteses acima citadas, me vem outra pergunta: "Precisamos da cor rosa para pedir cuidado no trânsito?" Isso não deveria acontecer independente da cor do equipamento e do sexo do piloto?
 
Ao observar por um longo tempo mulheres que usam desse artifício, notei que a cor rosa é mais um motivo para a discriminação da mulher que está pilotando. Motoristas costumam fazer chacotas e aceleram ao passarem por nós mulheres; os homens pilotos fazem graças e se arriscam para chamar nossa atenção. Por outro lado, a fiscalização do trânsito costuma ser mais branda para nós mulheres, - embora isso não devesse ocorrer - o que leva muitos homens a usarem capacete cor-de-rosa visando amenizar essa fiscalização sobre seus veículos.
 
Então, deixo a pergunta: Para sermos mulheres motociclistas precisamos utilizar do rosa choque?
 
Como já dizia Rita Lee: "Por isso não provoque... É cor-de-rosa choque..."
 

Comentários