Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 21 de março de 2019

Semana Cultural em Salto

 

A Semana Cultural Ettore Liberalesso é um evento anual criado para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e organizada pela Academia Saltense de Letras (ASLe), com a colaboração de inúmeras pessoas e instituições.

Nesta terceira edição, o tema é "À luz da História”, com o intuito de valorizar os registros do passado, os historiadores saltenses e o patrimônio cultural de Salto. Colaboram especialmente: a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Cultura, a editora FoxTablet, a Bravo Cultural e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Você é nosso convidado!

 Anna Osta

Presidente da ASLe

PROGRAMAÇÃO

... 25/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Pç. Paula Souza, 30, Salto/SP)

Sessão Solene de Abertura; Apresentação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari. 

... 26/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Pç. Antônio Vieira Tavares, 73, Salto/SP)

Palestra “A contribuição da Literatura para o estudo da História”, pelo jornalista e escritor Laurentino Gomes, seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura. Laurentino é autor da celebrada trilogia “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil e “1889”, sobre a Proclamação da República....

27/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Pç. Antônio Vieira Tavares, 73, Salto/SP)

Painel “O futuro de Salto à luz da história - o que fomos e o que seremos”. Entrevista ao vivo com o prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o empresário Weber Dalla Vacchia (Lojas Cem) e os professores do Ceunsp Estevam Vanale Otero (Arquiteto e Urbanista, Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP) e Renata Segalla (Arquiteta e Urbanista, Geógrafa, Mestre em Engenharia Urbana pela Ufscar). A mediação será da jornalista Mirna Bicalho. ...

 28/03 às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi (R. José Galvão, 104, Salto/SP)

Palestra “A História de Salto nos escritos do passado”, pela pesquisadora e documentarista Anicleide Zequini (Mestre em História pela Unicamp e Doutora em Arqueologia Histórica pela USP); abertura de exposição temporária em homenagem aos historiadores saltenses já falecidos: Adriano Randi, Ettore Liberalesso, João Mateus Bombana, José Dias da Silva, Luiz Castellari e Valderez Antonio Bergamo Silva; premiação do 1º Concurso de Contos da ASLe; performance com a participação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari. 

... 29/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Pç. Paula Souza, 30, Salto/SP)

Encerramento Solene da Semana; palestra “A presença negra na história de Salto” pela cineasta, produtora cultural e professora Lilian Solá Santiago (Mestre em Integração da América Latina pela USP); Posse Acadêmica do advogado e cronista Bernardo Jerônimo de Campos na cadeira nº 30 (patrono Jorge Amado); apresentação do Coral Vozes Afro, sob regência do maestro Marcos de Oliveira. 

Em todas as noites, um stand itinerante para venda de livros a preços promocionais.

Comentários