Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 7 de março de 2002

Saúde da Mulher - direitos e reflexões TPM & Nós !!!

O espaço hoje ocupado pela mulher não se compara a nenhuma outra conquista ! É gratificante ver que crescemos como profissionais, estabelecemos relações mais criteriosas, opinamos politicamente, escolhemos a hora certa de engravidar, amamos mais livremente....
   
   Correr atrás de um vácuo social também estabeleceu preços , que muitas vezes pagamos com o próprio corpo . Vamos falar de um deles, fruto de um desgaste excessivo ou desequilibrio do organismo , consequências comuns nessa luta do dia a dia : a TPM ( tensão pré menstrual )
   
   Antigamente, a tensão pré menstrual era encarada como um estado de humor alternante, um desequilibrio emocional e muitas vezes 'frescura' de mulheres. A ciencia hoje respeita a TPM como alterações fisicas e psiquicas que ocorrem num periodo de 7 a 15 dias que antecedem a menstruação, decorrentes de doenças ginecológicas como cistos de ovario, endometriose , entre outras ou de desequilibrio metabolico consequente do stress constante.
   
   No Brasil, cerca de 35 % das mulheres em idade reprodutiva são acometidas pela TPM, isso corresponde a um numero assustador de aproximadamente 16 milhões de mulheres.
   
   Os sintomas são muito variáveis : dor de cabeça, inchaço, cólicas, náuseas,acne, alterações intestinais, dores em mamas, alterações de humor, depressão, irritabilidade, choros sem causa , etc, que alteram o ritmo da mulher podendo gerar conflitos fisicos e emocionais todos os meses.
   
   É importante que a mulher periodicamente se submeta a um exame ginecológico, para que precocemente diagnostique alguma alteração no organismo e determine um tratamento adequado.
   
   Hoje em dia, associações de vitaminas e minerais ( medicina ortomolecular ) são excelentes na reposição de um 'combustivel ' de ajuste ao funcionamento do organismo. Estados emocionais alternantes, porém leves podem ser tratados com Florais de Bach, mas sob supervisão critica de um profissional competente. A acupuntura é excelente para tratamentos de dores e inchaços. Antidepressivos têm sido usados com grande exito e a fitoterapia tem na erva de são João e KawaKawa potentes remédios.Vitamina E presente em oleos vegetais também é um coadjuvante de peso, assim como um controle dietético direcionado para que se evitem alimentos que potencializem a retenção de liquidos e a irritabilidade e previlegiando uma dieta rica em fibras e minerais que favoreça a diminuição de todos os sintomas.
   A homeopatia busca a integridade de todos sintomas fisicos e mentais e o reestabelecimento do equilibrio da energia vital do organismo, através do tratamento de doenças associadas e garantindo um metabolismo mais eficiente.
   
   Seja qual for seus sintomas e a intensidade deles, eles são sinais importantes do seu organismo para você. Valorize-se, procure um diagnostico correto e uma terapia na qual você se encontre melhor.
   
   Vale a pena somar à valorização da mulher, hoje garantida por um dia internacional , a consciência corporal necessária para que as conquistas cada vez sejam mais concretizadas.
   
   colaboração : Dr Artur Bodstein Villaça - ginecologista e obstetra
Comentários