Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Saúde & Condomínios - um exercício de cidadania

Viver em grupo é bem difícil e se pararmos pra pensar, o limite do espaço comum é muito complexo. Ser civilizado é cuidar do espaço que vivemos e os cuidados com a saúde do ambiente são tão importantes quanto o conforto da nossa casa.

Observa-se um crescente numero de condomínios pelo interior do Estado, rota de fuga pra quem trabalha em cidades grandes e gosta de sossego. Essa opção de busca pela qualidade de vida tem que ter um pouco de conscientização de todos, pois não é fácil agregar conceitos e praticas diárias sem uma enorme disposição pra educarmos nossos hábitos.

Algumas dicas de saúde que podemos praticar em condomínios:

  • Água parada sempre significa um criadouro em potencial para os mosquitos e pernilongos. Água em vasos, pets e pneus podem abrigar transmissores de doenças como a dengue, problema ainda não superado e que preocupa o próximo verão.
  • Lixos orgânicos devem ser condicionados em separado dos lixos recicláveis. Se o seu condomínio não possui coleta seletiva, informe-se ou promova um contato com recicladores. Ao separar o lixo, você verá, dia a dia a enorme contribuição pro ambiente em que vive. Reciclar e moderno, civilizado e altamente saudável.
  • Ventilação e iluminação adequadas fazem parte de um conceito de saúde subjetivo e diário. São importantes os cuidados com exaustores, janelas de garagem, ventilação dos ambientes. As paredes de cor clara promovem higiene e adequação.
  • Alguns “visitantes” indesejados podem ser evitados com desinsetização e limpeza periódica da caixa d´água. Nunca descuide da vigilância em insetos e informe-se como proceder com animais peçonhentos ( cobras , escorpiões e aranhas) que não se espantam tão facilmente dos locais em que se abrigam.
  • Todo condomínio deveria investir na adequação de acesso aos idosos, promovendo sua autonomia. Acessos com corrimão, rampas antiderrapantes, calçadas sem buracos e presença de alarmes evitam transtornos e acidentes.
  • Animais domésticosnecessitam de supervisão. Alem dos cuidados com higiene, vacinação e com os alimentos; não se esqueçam que o descuido pode facilitar a presença de doenças como berne, micoses, sarnas, toxoplasmose e outras doenças.
  • As piscinas tratadas com cloro merecem outros tratamentos especiais, pois doenças como cândida e hepatite tipo A são resistentes ao cloro.
  • Obrasna sua casa são de sua responsabilidade direta, portanto se necessário, proteja os trabalhadores com equipamentos de proteção individual para prevenir acidentes.
  • Doenças de notificação compulsóriacomo Dengue, rubéola, hepatite, sarampo, meningite entre outras devem ter ampla divulgação para que os órgãos responsáveis (Secretaria de Saúde) possam proteger todos os moradores, se necessário.
  • Locais de recreação devem ser apropriados e bem cuidados, evitando riscos desnecessários e contendo boa sinalização e lixos tampados.

Se todos multiplicarmos hábitos saudáveis, estaremos promovendo a saúde do ambiente em que vivemos e estaremos cuidando de modo mais sensível da nossa família e nossos amigos. Todas as boas idéias são bem-vindas. Faça sua parte, junte-se aos bons e transforme-os.

Comentários