Colunistas

Publicado: Terça-feira, 23 de julho de 2002

SAMBA DO CRIOULO DOIDO

As eleições estão chegando e os ânimos vão se acirrando. Como é gostoso ver as justificativas dos canditados, quando enfrentam situações constrangedoras ou quando resolvem se aliar a antigos desafetos.
   FHC disse em discurso rebatendo criticas à sua política social, que apesar de não estar de acordo com a corrupção, agora ela é MENORZINHA (Folha de São Paulo - 12/07/02);
   Lula disse justificando o pagamento de propinas na Prefeitura de Santo André/SP, que R$ 40 mil é troco, perto dos escândalos envolvendo o governo federal (28/06/02);Não existe meio roubo ou como disse Paulo Maluf em campanha eleitoral em 1989, que 'se esta com desejo sexual, estupra, mas não mata'.
   E como entender as coligações e conchavos. A política é a arte de se fazer alianças, mas atualmente existem algumas situações que são dignas de uma comédia.
   O PT de Lula, agora em fase light, vivia proclamando a desonestidade de políticos como Quércia ou Maluf e hoje o canditado a vice de Lula é do PL, o empresário José Alencar, o mesmo PL de Maluf.
   A essa fisiologia praticada pelo PT light, deu-se o nome de 'política de governabilidade'e como diz José Simão: tucanaram o PT.
   O PMDB de Quércia, apóia Lula, embora seja Rita Camata do PMDB, canditada a vice na chapa de José Serra.
   José Serra e Ciro Gomes, que hoje trocam acusações, até pouco tempo atrás eram do mesmo partido, isso sem falar em Tasso Jereisatti, tucano do Ceará e que apóia Ciro Gomes.
   Hoje Ciro tem o apoio do partido de Collor, do PFL de Antonio Carlos Magalhães e até de Leonel Brizola, que era do partido de Garotinho no Rio de Janeiro.
   Nem pai e filha se entendem, pois, José Sarney é senador pelo PMDB e Roseane Sarney é do PFL.
   Cadê a reforma política tão necessária para acabar com os partidos de aluguel, com os canditados pára-quedistas, com os canditados que mudam de partido como trocam de camisa.
   Os meios de comunicação e principalmente as redes de tv, deveriam cobrar do governo por esta falta de coerência e transparência e exigir um basta nesta política de acordos e conchavos, para que a reforma política fosse efetuada.
   Como dizia Cazuza :'Ideologia, eu quero uma pra viver', e será que ainda poderemos sonhar com mudanças nesta situação atual.
   Somente com a conscientização e mobilização da população poderemos conquistar TUDO que queremos e almejamos, mas com conformismo e omissão, nada poderemos reclamar, apenas dizer amém...
Comentários