Colunistas

Publicado: Terça-feira, 29 de abril de 2008

Salvando Vidas

Crédito: Dona Rosa SP Salvando Vidas
Os Bicos de Lacre

Aconteceu no começo do ano de 2007, pouco tempo depois de escrever o primeiro artigo aqui neste portal. Minha esposa recebeu um telefonema da D. Rosa de São Paulo. Ela queria falar comigo. Minha esposa me avisou e passou o fone dela.

Vi meu e-mail e constatei também que a D. Rosa havia enviado um e-mail. Liguei de volta e ela informou que ao chegar em casa na noite anterior achou em frente de casa um ninho caído no chão com alguns filhotes de um passarinho ainda desconhecido.

Pela descrição do ninho e dos pássarinhos, da forma como pediam comida e tudo mais, chutei serem bicos de lacre. Passei dicas para alimentação manual e principalmente o manejo adequado para que os bichinhos pudessem viver naturalmente em liberdade.

Após um ano, escrevi para saber como estavam os nossos amiguinhos, e a D. Rosa mandou fotos dos filhotes e um lindo e-mail testemunhando tudo que havia acontecido. Esta mensagem copio abaixo com a devida autorização para compartilhar esta experiência.


"De: Rosa [mailto:[email protected]]

Enviada em: terça-feira, 4 de março de 2008 12:28

Para: [email protected]

Assunto: Re: Comentário doartigo'Criação de pássarosnoBrasil'

OI Rafael, bom dia! Tudo bem?

Olha, a partir de sua orientação, os bichinhos cresceram e ficaram lindos.

Acontece que o Wilson Junior, meu filho, colocou a gaiola sobre o telhado de um barracão que temos no fundo do quintal (cheio de arvores e muitos pássaros) com a portinha aberta e ficou observando o que ia acontecer. Os passarinhos já

estavam voando muito bem. Uma graça! No inicio eles iam e voltavam para comer a comidinha na gaiola. Depois, eles simplesmente voaram para longe e não os avistamos mais. Antes de tomar essa decisão, eu e o Wilson Jr.

Oramos pelos bichinhos e pedimos ao Senhor Criador dos ceus e da terra que tomasse conta deles. Somos cristãos e cremos em tudo o que está escrito na Bíblia. Agradecemos muito a Deus pelo privilégio que Ele nos concedeu de podermos cuidar dessas riquezas por algum tempo, embora curto, e que nos proporcioinou tanta alegria. A partir daí sabemos que Deus nos ouviu e que certamente eles devem estar muito bem. Não vou te dizer que não choramos.

Choramos sim! Sabe? Tinhamos esperança que voltassem. Mas Deus sabe de todas as coisas não é mesmo? Foi um milagre muito grande o que aconteceu conosco.

Já cuidei de muitos bebês (os meus). Dei papinha nas boquinhas deles, troquei as fraldinhas, levei para a escola, etc. Hoje são todos adultos. A mais velha está com 35 anos. O Jr. fará 31 em maio próximo. Agora cuidar de bebês passarinhos!!! Imagine você. O Junior ia para o trabalho e quem é que ficava com esse encargo? Adivinha! Mas, foi maravilhoso! Quando lembro, nem acredito que aconteceu com a gente. Foi lindo!

Acredito, também Rafael, que Deus permitiu que encontrássemos você, que ama tanto estas criaturinhas, e através de sua orientação pudessemos cuidar dos biquinhos-de-lacre até eles estarem prontos para voar. Muito obrigado e que Deus abençoe você, sua esposa e filhos grandemente!

Um grande abraço!

Rosa Maria"


Agradeço a Deus pela oportunidade de salvar estas vidas. Tão singelas, mas tão importantes. Agradeço também à Deborah Dubner do portal itu.com.br pela oportunidade de escrever aqui e pelo alcance de seu portal. Além é claro de agradecer à D. Rosa por ter seguido as explicações e principalmente proporcionado a liberdade aos bichinhos.

Pontos importantes:

Nunca pegue ninhos de pássaros na natureza. Se quiser pássaros, compre-os de criadores legalizados.

Nunca solte pássaros criados em ambiente doméstico. Somente o IBAMA tem permissão para fazer a soltura de pássaros. (Além dos bichinhos não estarem preparados para a vida em liberdade podem causar impacto ambiental se forem soltos fora de seu habitat natural)

No Quinto Dia Deus criou as aves dos céus e nós do Criatório Quinto Dia preservamos esta criação!

Comentários