Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 14 de maio de 2010

SALA NA COPA - Coréia do Sul

Crédito: Internet SALA NA COPA - Coréia do Sul
Sul-coreanos ficaram invictos nas eliminatórias.

A Seleção Sul-Coreana é das mais competitivas do Grupo B, mas nem tanto assim. Sua primeira participação em Copas aconteceu em 1954, quando ficou em 16º lugar. Depois de sete Copas de ausência, desde 1986 conseguiu classificar-se para todas as edições.

 Seu melhor desempenho foi justamente na Copa que sediou junto com o Japão. Perdeu uma partida para a Turquia e terminou em quarto lugar em 2002, mesmo ano do nosso penta. Atualmente a Coréia do Sul ocupa o 47º lugar no ranking da FIFA. Para a Copa da África os sul-coreanos classificaram-se de forma invicta, com 77% de aproveitamento.

 O craque do time é o meia Park Ji-Sung. Ele atua no futebol inglês, especificamente no time do Manchester United. Com 28 anos de idade, fez partidas decisivas na fase classificatória, marcando cinco gols em onze partidas.

 Falando assim, fica parecendo que a Seleção da Coréia do Sul tem apenas uma andorinha para fazer o seu verão. Mas não é bem assim. Na fase de classificação o time marcou 22 gols e levou apenas sete. Terminou com 15 gols de saldo positivo ao fim de 14 jogos.

 Os sul-coreanos podem não ter super jogadores em seu time, mas não são mais tão ingênuos como antigamente. Estão aprendendo a fazer gols e a não facilitar a vida dos artilheiros, sejam de que país forem.

 Em 2002, em Seul, sua capital federal, o mundo todo viu a “onda vermelha” formada pelos torcedores locais. Veremos se isso irá repetir-se ou se teremos apenas uma marolinha.

 - Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários