Colunistas

Publicado: Sábado, 22 de maio de 2010

SALA NA COPA - Austrália

Crédito: Internet SALA NA COPA - Austrália
Pra se dar bem, Austrália tem que dar uns pulos.

A Austrália é mundialmente conhecida por alguns aspectos. É a terra dos cangurus e dos aborígenes. É a locação perfeita para os filmes no estilo “O Senhor dos Anéis”, com montanhas e planícies enormes. É o país natal do Russel Crowe e da Nicole Kidman. E certamente não é conhecida pelo futebol que joga.

A retrospectiva da Seleção Australiana em Copas é pífia. Participou em 1974, ficando em 14º lugar. E participou também em 2006, ficando em 16º lugar. Mesmo assim, foi um dos melhores países na fase classificatória para a Copa da África do Sul, com 71% de aproveitamento.

A Austrália disputou a vaga com seleções asiáticas. Em 14 jogos, perdeu apenas dois. Nesse período tomou apenas quatro gols, o que demonstra a força do setor defensivo. É uma tentativa de desacreditar aquele ditado conhecido em futebol, invertendo-o: “Quem não faz, também não toma”.

Um comentarista coerente, entretanto, deve minimizar o desempenho australiano. Afinal, enfrentou times do naipe de Omã, Indonésia, Kwait, Bahrein e Uzbequistão. Sendo que eu nem sabia que este último possuía jogadores suficientes pra formar uma seleção!

Deixando assuntos uzbeques de lado (eles não irão à Copa), falemos do destaque da Seleção Australiana. Aos 30 anos de idade, essa função cabe ao meia Tim Cahill, jogador que atua no Everton, da Inglaterra. Nas eliminatórias para a Copa ele marcou quatro gols.

Para se dar bem na Copa 2010, a Seleção da Austrália terá que dar seus pulos. Talvez consigam, pedindo dicas aos cangurus. Quem sabe?

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários