Colunistas

Publicado: Terça-feira, 11 de maio de 2004

"Roteiro Caipira: uma vorta às Origes" em Itu

Está aí um roteiro que vai revirar corações paulistas e interioranos, mostrando um lado da vida deliciosamente convidativo, mas adormecido pelo corre-corre do cotidiano.
   
   Vamos descobrir nossas origens, cultivar humor e alegria, honrar nossas tradições e aprender nos divertindo. Visitaremos lugares inusitados, que convidam ao despojamento e simplicidade da natureza, pisando na terra, experimentando sabores do mundo rural. Seremos convidados a cantar viola, ouvir causos, contar histórias, resgatar a cultura caipira que há em nós e que muitas vezes desconhecemos, ou esquecemos.
   
   Esta é a proposta do Roteiro Caipira, do qual tive a sorte de ser uma das idealizadoras, junto com o meu marido, Alan Dubner e com o casal João Pacheco e Roberta Bob Molteni. O Roteiro Caipira nasceu por acaso, mas chegou na hora certa. Nós buscamos reunir com vários especialistas uma grande diversidade de experiências e expressões do mundo caipira de Itu e região. O projeto inclui diversos tours de um dia por fazendas e locais ainda desconhecidos pela população, acompanhados por 'Timóteo de Itu - o maior Caipira do Brasil', especialista em caipirice, contador de causos e proseador como ele só.
   
   Durante todo o trajeto, ele rega o passeio com causos, folclore, piadas, lendas e verdades. Além disso, o projeto inclui o site www.roteirocaipira.com.br que pretende divulgar o que há de melhor em 'caipirice' em Itu e arredores: literatura, arte, utensílios, mobiliário, culinária, música e muito mais fazem parte do roteiro virtual que acompanha a viagem real.
   
   Durante o "Tur Caipira", são muitas as surpresas pelo caminho. Mas contar não é viver. O mundo caipira reserva surpresas, sabores e cores inesperadas. O tour nos leva para a dimensão caipira que esquecemos de viver, de tão afastados que estamos da beleza que habita a simplicidade do campo. Muitos saíram do campo para ganhar a vida na cidade. Outros saíram da cidade para ganhar vida no interior. Todos nós nos irmanamos na caipirice que nos une, ainda que sejam formas diferentes de viver e de aprender. Pelas belas paisagens, avistamos cenários da história que passou e ficou, deixando rastros nas paredes, marcas nas janelas e cheiro de vida no chão. No percurso, a vida caipira toma conta da estrada e somos observados entre sorrisos envergonhados, olhares curiosos e uma grande interrogação na mente: quem, afinal, são os caipiras?
   
   Posso dizer tranqüilamente que o Roteiro Caipira é um "filho" da PróTur, pois graças à sua existência foi possível uma aproximação maior entre todos nós, que temos trabalhando diariamente em prol do turismo de Itu. De todas as realizações que a PróTur tem conseguido em seu primeiro ano de existência, uma das mais belas é a capacidade de realizar coletivamente, aproveitando os talentos individuais de cada um, sob uma atmosfera de cumplicidade, comprometimento, respeito e carinho entre os participantes. O Roteiro Caipira, em retribuição a tudo isso, estará revertendo parte da sua renda para a reforma da Fábrica São Luis e para a própria Associação.
   
   E o meu desejo é que a PróTur continue a promover e apoiar todos os projetos que farão de Itu uma cidade cada vez mais atrativa para visitar e viver.
   
Comentários