Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de março de 2006

Ronco e Apinéia Obstrutiva do Sono (AOS): um problema com solução odontológica?

Sim ; em um grande número de casos. Vamos ver como?

Primeiramente ,o que é ronco e o que é apinéia ?

Ambos podem ser classificados como distúrbios do sono e ambos estão relacionados com a passagem de ar pelas vias aéreas do sistema respiratório. Durante o sono, o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce . Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração dos tecidos moles como palato mole, úvula , língua e outros. Isto é o ronco!

A AOS é a interrupção da respiração pelo fechamento da passagem de ar ao nível da garganta. Esse fechamento pode demorar vários segundos e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar. Esse dorme e acorda pode se repetir até 300 vezes numa noite!

Como o ronco e a apinéia podem ser diagnosticados?

Através da observação por parte das pessoas próximas ao paciente em questão, dos ruídos altos e dos “despertares” que acontecem em decorrência de uma falta de ar momentânea ou através de um exame chamado polissonografia solicitado pelo médico responsável.

Quais os problemas causados pelo ronco e pela apinéia?

São muitos e podemos dividí-los em individuais, familiares, profissionais e sociais.

  • Individuais : dor de cabeça ao acordar, arritimia cardíaca, dificuldade de concentração , sonolência diurna e casos mais severos, até a depressão.
  • Familiares : desagregação familiar, desunião ao dormir ( há casos de separação do casal!!)
  • Cardíacos e circulatórios (possivelmente, pois recentes estudos relacionam o problema a casos de morte súbita ) .
  • Profissionais : queda do rendimento no trabalho.
  • Sociais : comprometimento do convívio social.

Quais os possíveis tratamentos?

Por ocorrerem no sistema respiratório, uma desobstrução das vias aéreas é fundamental. Existe a possibilidade de intervenções cirúrgicas que são muito invasivas , deixando seqüelas indesejáveis ,com índice de sucesso insatisfatório (da ordem de 47%) e utilização de um aparelho de manutenção contínua da pressão positiva do ar , que tem um custo muito elevado além de ser bastante incômodo. É bom lembrar que a obesidade é um fator de dificuldade no sucesso do tratamento.

Atualmente disponibilizamos na odontologia, recursos terapêuticos capazes de índice de eficiência da ordem de 87%. São dispositivos intra-bucais prescritos por cirurgião dentista com conhecimento na área, confeccionados em mudança de postura da mandíbula, que permite a desobstrução das vias aéreas devendo ser utilizados pelo paciente apenas na hora de dormir. As exceções que dificultam o uso desse recurso incluem pacientes desdentados totais ou parciais em grande extensão, pois a adaptação do dispositivo torna-se mais difícil.

De qualquer forma , é sempre bom tirar as dúvidas diretamente com o profissional.

O importante é sempre buscar qualidade de vida!!

Comentários