Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de abril de 2012

Roberto Brichesi, "adeus"

Neste final de semana nos despedimos de um grande homem, amigo, parceiro e condômino, nossa diferença de idade era apenas de 40 anos, mas nunca fez a menor diferença, quanto as nossos intensos diálogos.

Sr. Roberto figura fácil todas as manhãs de caminhada pelo condomínio. Onde havia um encontro marcado com Sr. Benedito Meneguini, que a toda velocidade de um bom bate papo, caminhavam juntos, insistentes para que os acompanhassem que inúmeras vezes parti ouvindo suas histórias de longa data pela vida saltense. Cantavam nomes como a um bingo de famílias e pessoas que destacaram em suas vidas ao longo destes inúmeros anos.

Homem público, intenso e jovial quando se falava em política, demonstrando várias vezes seus feitos de político de rara honestidade, humildade e franqueza com sua aguçada mente, apesar dos anos destacava em sua caminhada publica, onde foi vice-prefeito, candidato a prefeito e tantas outras funções exercera, que dizia com orgulho, nunca recebeu na sua época salário de político, era por amor a cidade, demonstrou sua cidadania de forma exemplar e honrosa. Que deveria servir de exemplo a estes políticos que ai está no poder.

No condomínio, nos últimos dez anos, foi secretário pelo menos em 20 assembleias, redigindo as atas de forma coloquial, esbanjando seu português aguçado, para relatar os fatos ocorridos da forma mais pura e esclarecedora, buscando sempre contornar os conflitos que em algumas pudessem ocorrer, a não tornar tão evidente as emoções que ali por diversas vezes existira, dizia sempre que estávamos ali relatar fatos e não emoções.

Sentávamos por horas em minha sala redigindo as atas, parecia querer a perfeição em tudo que fazia, mas com uma dedicação fora do comum, trazia de sua casa já transcrita logo pela manhã seguinte, parecia até que não dormia pensando em como relatar estas atas. E ali sentávamos juntos e ditava para que eu pudesse digitar. Perguntava sempre, será que está bom, até parece que eu discordaria dele em alguma de suas colocações. Com o passar dos anos até me atrevia, mas não via por onde.

Quando eu escrevia meus artigos aos jornais, sempre vinha gentilmente comentá-los, com elogios próprios de sua educação. Diziam que escrevia muito bem, que punha no papel aquilo que exatamente todos queriam expressar, que tinha um dom.

Quando havia conflitos no condomínio ele dizia você é um herói, por conduzir muito bem o condomínio, sempre com exageros é claro próprio da sua benevolência.

Sr. Roberto agradeço imensamente pelos anos que estive ao seu lado, e ter a honra de dizer o senhor foi um herói pra mim e um grande amigo.

Adeus,

Valter Berlofa Lucas. 

Comentários