Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Revista da ACADIL

Revista da ACADIL
Em sessão solene na noite de sexta, 5, ocorreu o lançamento de revista anual da Academia Ituana de Letras, no auditório da Reitoria do CEUNSP.
 
O ato foi precedido de homenagem aos quatrocentos anos de nascimento do vibrante orador sacro, expoente da língua portuguesa, Padre Antonio Vieira.
 
Falaram com muita propriedade, o prof. Antonio José Luchetti e a acadêmica Maria Lúcia Almeida Marins e Dias Caselli. As honras ao homenageado culminaram com uma leitura, interpretada a rigor, pelo ator Nilo Dias Pereira.
 
Com relação à revista propriamente dita, é de todo procedente seja comemorada sua presente edição, por se constituir no seu décimo volume, eis que o primeiro veio à luz no ano de 2000.
 
Como é por demais sabido, a ACADIL, quando não promove diretamente sessões de culto às letras através da lembrança de escritores consagrados, se faz presente ou representar nos demais atos de cunho cultural, originados pelos mais variados motivos.
 
Entretanto, certamente que a marca principal das ações dos acadêmicos, algo da lavra de cada um deles, é o enfeixar-se no volume anual todas as colaborações, seja em verso, seja em prosa. Registros preciosos de textos inspirados que, por serem transpostos em livro, permanecem à disposição de quantos apreciam a boa leitura. Tanto mais de interesse da comunidade ituana, porque muitos dos relatos se prendem à história desta cidade e de sua gente. É uma produção que fica, que permanece e que sempre está ao alcance de todos.
 
Por isso mesmo, já na apresentação desta edição preciosa, comemorativa do primeiro decênio de existência, se diz:
 
“Somadas todas as crônicas e poesias, nesses dez anos de publicação, elas correspondem a mais de mil e trezentas páginas. Enfeixados esses livretos, poderiam se constituir em cinco portentosos volumes de cerca de duzentas e cinqüenta páginas cada um, autênticos livros portanto.”
 
E continua:
 
“Embora sobremodo expressiva, não se meça entretanto o mérito de tais publicações somente pelo seu tamanho. De sabor incomensuravelmente maior é a alta qualidade de seu conteúdo, tanto que se trata de escritos carinhosamente escolhidos por seus próprios autores. Uma seleção, pois, deveras acurada e valiosa.”
 
As páginas finais de cada edição registram na modalidade de efemérides, todos os acontecimentos, internos e externos, de criação da querida ACADIL. Não será exagero portanto dizer que uma parte considerável do que se idealiza e faz-se realidade no campo da cultura, em Itu, está devidamente inscrito nesses fechos.
 
Nas últimas páginas também se assinala, costumeiramente, a posição das cadeiras, patronos e respectivos ocupantes em vigor, eis que se trata de um aspecto sujeito tanto à entrada de novos acadêmicos como das vacâncias que se operam.
 
Em suma, a REVISTA da ACADIL pode ser livremente adquirida pelos interessados, a preço módico. Um meio prático, pelo telefone 4022-1522.
 
Extremamente válido o colóquio deste breve relato, para transmitir a todos os ituanos que prezam um linguajar escorreito e orgulham-se do rico idioma da língua portuguesa, que compareçam a todas as atividades da Academia Ituana de Letras.
 
Se houver interesse, serão bem vindos também, pedidos de inclusão de nomes no rol de convidados habituais da Casa.
Comentários