Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Renascer, renovar (evoluir), retornar

Ao iniciar um Novo Ano sempre algo se renova dentro de nós. Somos os mesmos seres do último dia do ano que passou, mas, a energia se renova, fazemos novas reflexões.
 
Assim como nascemos um dia, nós retornaremos à origem (FU = Retorno segundo I-Ching) ou, faremos uma transição da borboleta que deixa seu casulo (segundo Dra. Elizabeth Kübler-Ross).
 
Não devemos temer a morte, mas, renovarmos, evoluirmos e prepararmos para um dia renascermos (na linguagem do budista chinês Hsing Yün)
 
De acordo com o I-Ching, quando nascemos somos todos Yin. Após 2 anos e 8 meses (32meses) a energia Yang se manifesta. A cada 32 meses aumentam os “traços” da energia Yang no hexagrama, e, aos 15 anos essa energia alcança a plenitude. Iniciando-se o processo da menstruação na menina e a descida do sêmen no menino. Em regiões quentes e de clima tropical este desenvolvimento é mais rápido.
 
Aos 40 anos somos metade Yin e metade Yang. Já “gastamos” a metade da energia vital que possuíamos desde que nascemos.
 
O Yin e o Yang devem ser entendidos da forma comparativa. Yin seria o “mais frágil”, o feminino, a Lua, etc. Yang, o “mais forte”, o masculino, o Sol, etc.
 
De acordo com o Mestre Taoista Liu Pai Lin, o homen é Yang externamente e Yin internamente. A mulher é Yin externamente e Yang internamente. Portanto o homem e a mulher têm a capacidade natural de viverem em harmonia e não em desarmonia como ocorre na atualidade.
 
Aos 56 anos a energia do Céu e da Terra já absorveram a sua energia vital. Aos 64 anos o ser humano está todo Yin, frágil.
 
Compreendendo esse princípio básico do I-Ching, sabemos que podemos recuperar a energia vital perdida e reverter o processo do envelhecimento, se cuidarmos da forma da respiração, da alimentação, dos estilos de vida, prevenirmos das doenças e cuidarmos do corpo doente, assim como do estado emocional e da espiritualidade.
 
As práticas meditativas que silenciam a nossa mente também, auxiliam na recuperação da energia vital. As partículas do organismo se reorganizam e podem até ajudar na recuperação de determinadas doenças.
 
O Criador do Universo nos deu o livre-arbítrio e livres somos para escolher cada qual o seu melhor caminho.
 
Não podemos reconstruir o mundo, mas, se cada um de nós emitirmos uma pequena parcela da nossa energia através da nossa mente para o planeta Terra, estaremos ajudando a renovar as energias tão conturbadas nos dias de hoje.
 
Cuidemos do nosso corpo, que é o templo da nossa alma, do nosso espírito, com muito carinho.
 
As medicinas homeopática, a antroposófica, a tradicional chinesa, a ayurvédica e outras terapias holísticas auxiliam muito na recuperação de problemas físicos, emocionais e até mesmo espirituais.
 
Deixo esta mensagem com muito carinho a todos (as) e inauguremos uma nova etapa de vida juntos, uma vez que o nosso país é um exemplo de uma nação heterogênea de etnias e formamos uma grande pátria do Evangelho, de acordo com o nosso saudoso Chico Xavier.
 
Fontes Bibliográficas:
> A Morte: Um Amanhecer – Dra. Elizabeth Kübler Ross
Ed.: Pensamento
> Aulas ministradas sobre I-Ching e Medicina Tradicional Chinesa pelo Mestre Liu Pai Lin
> Quando Morremos – Venerável Mestre Hsing Yün
>Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Francisco Cândido Xavier Federação Espírita Brasileira
Comentários